29/03/18

Estoril Open Apresentado


A apresentação decorreu na Casa das Histórias - Paula Rego e contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e do Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras.
Para este ano a prova cascalense conta com um elenco de luxo, de onde se destacam João Sousa, nº1 no ranking nacional, Kevin Anderson, nº8 do ranking ATP e cabeça-de-série do torneio e Correño Busta, nº19 mundial. Para além destes nomes, a organização tem reservados Wild Cards (convites) para outros nomes sonantes, que, apesar de não estarem em grande forma, podem trazer mediatismo ao torneio. Dos nomes mais falados para receberem o Wild Card destacam-se os de Djokovic, antigo nº1 mundial e Wawrinka, antigo vencedor do Austrália Open.
Este torneio, que é considerado um dos melhores em terra batida no escalão de ATP250, está inserido nas comemorações da Capital Europeia da Juventude e decorrerá entre 28 de Abril e 6 de Maio.

27/03/18

Miguel Pinto Luz Exige Mais Do Governo

Numa nota publicada na sua página de Facebook, o Vice-Presidente da CM de Cascais, Miguel Pinto Luz, acusa o actual Governo de cobardia e de estar refém dos partidos mais à esquerda que o sustentam no poder.
A instabilidade diplomática entre Inglaterra e Rússia tem vindo a acentua-se nos últimos dias. Recorde-se que tanto Londres como Moscovo já deram ordem de expulsão a vários diplomatas russos e ingleses, respectivamente. Na origem deste conflito está a morte de um ex-espião russo que, segundo as autoridades britânicas, foi encomendada directamente do Kremlin.
As ondas de solidariedade com os ingleses têm-se multiplicado, e já são vários os países que apoiam a decisão inglesa.
Para Miguel Pinto Luz, destacado militante social democrata, não faz sentido este alheamento por parte do Governo de Portugal, pois, sendo a Inglaterra o mais antigo aliado de Portugal, naquela que é a mais antiga aliança do mundo, exigia-se uma tomada de posição menos cobarde.
Para Pinto Luz, o Governo deverá assumir as suas responsabilidades enquanto aliado e tomar uma posição rápida e de apoio, não aceitando que as exigências de Bloco de Esquerda e do PCP se sobreponham aos interesses nacionais.
No final da sua nota, Miguel Pinto Luz expressa a vontade de ver o seu Partido, o PSD, tomar, também ele, uma posição pública sobre este caso.


26/03/18

Assembleia Municipal: Independentes Do PS Demitem-se Em Bloco


A noticia caiu que nem uma bomba. Ainda o lugar de Gabriela Canavilhas estava frio, por culpa do seu habitual atraso, já Isabel Magalhães aquecia a sala com uma emocionada e dura mensagem de despedida.
A antiga vereadora independente, que aceitou nas últimas eleições encabeçar a lista à Assembleia Municipal de Cascais pelo Partido Socialista, apresentava a sua demissão enquanto apontava o dedo ao Partido que há poucos meses atrás a tinha convencido a abandonar a sua neutralidade partidária.
Magalhães demitiu-se mas não foi sozinha. Consigo levou todos os independentes eleitos para a bancada socialista.
Esta situação, que irá no futuro fazer correr muita tinta em Cascais, levanta um conjunto de conclusões que em nada abonam a favor do PS Cascais, pois, passado apenas alguns meses de mandato, ficou provado que:
A) a relação do Partido com os independentes, que aceitaram ir nas suas listas, tinha uma solidez digna de uma gelatina Royal, que abana ao primeiro toque;
B) Canavilhas preocupou-se apenas em capitalizar com o eleitorado de Isabel Magalhães sem ter um projecto dirigido para estes;
C) o PS de Cascais continua perdido num labirinto de oposição e está longe de encontrar a saída.
Perante estas conclusões levantam-se 3 perguntas:
1) Como reagirá o PS a esta cratera politica na sua bancada?
2) Que acção futura estará destinada aos independentes de Cascais?
3) Estando Canavilhas debaixo de fogo não só pelo sucedido hoje, mas também pelos escândalos das "ajudas de custo", será o PS de Cascais capaz de pensar numa liderança alternativa à vereadora socialista?
A ver vamos. Os próximos tempos serão, com toda a certeza, muito duros para o PS Cascais.

23/03/18

Carreiras Responde A Sec. De Estado E A Canavilhas


Depois das acusações de Gabriela Canavilhas e do Secretário de Estado do Tesouro à CM de Cascais, Carlos Carreiras, Presidente da autarquia, não se poupou nas palavras e nas contas, fazendo um balanço que mostra que, no que toca a preservação do património, a autarquia tem feito muito mais que o Estado.
A polémica rebentou na Assembleia da República durante a discussão da autorização da exploração do Forte de Stº. António da Barra para a CMC. Já nessa altura a vereadora socialista e deputada na AR, Gabriela canavilhas, mostrou grande desconforto com esta autorização, sendo o principal rosto na tentativa de bloqueio. Passado 10 dias, é a vez do Secretário de Estado, Alvaro Novo, tecer duras críticas sobre este assunto, afirmando que a CM Cascais pouco fez pelo património.
A estas acusações Carlos Carreiras respondeu dizendo que as criticas são "infundadas" que "a autarquia faz muito mais pelo património público que o Estado", e rematou com um agradecimento à comunicação social que, segundo o edil, "foram alertados pelos cidadãos preocupados" e deram "relevo à situação em que se encontrava o Forte de Santo António". 
Recorde-se que após a assinatura do acordo da cedência do Forte por um ano ao município de Cascais a autarquia já iniciou os trabalhos de manutenção e dinamização da fortificação, que estariam a cargo do Governo. A limpeza e desmatação do terreno foram iniciadas e retiraram do espaço, em três dias, “cerca de 65 toneladas de resíduos”, prosseguindo com a limpeza de graffiti sobre os azulejos. 

22/03/18

Cascais Vence Prémio Mundial Da ONU


Segundo uma nota de imprensa que a Câmara de Cascais fez chegar às redacções dos jornais e a que o Cascais em Reflexão também teve acesso, a autarquia cascalense venceu, no dia de hoje, um dos mais brilhantes galardões mundiais.
O prémio atribuído pela ONU no World Summitt Awords distingue a aplicação móvel City Points e é a primeira vez que uma autarquia é distinguida com o Prémio Mundial de Inovação Digital com Impacto na Sociedade.
Partilhamos com os nossos leitores o comunicado na integra e endereçamos à autarquia cascalense os nossos parabéns por mais um reconhecimento.

"Viena, 22 de março. Foi na capital mundial da qualidade de vida que Miguel Pinto Luz fez de Cascais a capital da reinvenção democrática. Na mesma semana em que o mundo foi abalado por quebras de confiança na relação entre os cidadãos e os gigantes da internet sem controlo democrático, o vice-presidente da Câmara de Cascais propôs um modelo radicalmente novo. São as políticas públicas a comandar a tecnologia, a colocá-la ao serviço dos cidadãos e de um novo conceito de democracia: a colaborativa.
Na cerimónia dos World Summitt Awards (WSA), braço da ONU para as questões da sociedade de informação, depois de um pitch de Miguel Pinto Luz a aplicação móvel City Points  venceu a concorrência e foi distinguida com prémio mundial de inovação digital com impacto na sociedade.
Pela primeira vez na história do WSA, é uma autarquia a receber o mais alto galardão da organização.
“Os cidadãos não confiam nos políticos, não confiam nos partidos e não confiam nem nas instituições nem nas grandes empresas a quem entregam os seus dados. A degradação do ambiente de confiança gera clima de todos contra todos de onde emerge o populismo e o radicalismo” constata Miguel Pinto Luz.
Para o autarca, o que a app de Cascais propõe é, muito simplesmente, dar um passo “pequeno mas na direção certa” de recuperação da confiança dos cidadãos nos seus pares e nos seus servidores públicos. “Esta mão visível opera de forma a que ações que visem o bem do coletivo tenham uma retribuição positiva ao nível individual” sustenta Pinto Luz. 

Como é que funciona o City Points? A visão é simples: a construção de uma sociedade mais justa, de uma democracia mais participada, exige que o poder político recompense a cidadania responsável.
Em Cascais, por exemplo, uma pessoa que dê sangue, recicle, faça voluntariado ou adote um cão abandonado ganha pontos. Esses pontos são trocados por serviços municipais que podem ser visitas a museus, horas de estacionamento, entradas em concertos ou aulas de natação nas piscinas municipais.
A recuperação do engajamento cívico e da reinvenção democrática por via da ideia discriminação positiva mereceu o aplauso generalizado da ONU

O vice-presidente da Câmara de Cascais, que em Viena recebeu da WSA o prémio pouco depois das 18 horas, lembra que o percurso de inovação tecnológica feito nos últimos anos teve uma atenção exponencial nas últimas semanas: “Cascais foi caso de estudo no CES em Las Vegas, no MIPIM em Cannes e agora ganha o grande prémio do WSA. E ainda só estamos a começar."

20/03/18

Forte De Sto. António Da Barra Vai Ser Inaugurado A 25 De Abril


Segundo a RTP, o Forte de Sto. António da Barra, que o Estado deixou décadas ao abandono e que está agora a ser recuperado pela autarquia cascalense, será inaugurado a 25 de Abril.
Esta é uma decisão carregada de simbolismo, pois, segundo relata a História nacional, foi neste mesmo forte que em 1968 Salazar caiu da cadeira.
Esta inauguração obrigará a autarquia a recuperar o Forte em tempo record, pois, pelas imagens que temos vindo a receber a degradação deste histórico monumento é bastante notória.
Pela aposta que a autarquia tem feito nesta recuperação, prevê-se que o evento seja de grande dimensão, com convidados de relevo e de grande interesse mediático.
Assista, em baixo, à reportagem da RTP.


19/03/18

Manifestação Abaixo Das Expectativas


No passado sábado, dia 17 de Março, um grupo de cidadãos, aparentemente independentes mas apoiados pelo Bloco de Esquerda, pelo Partido Comunista, pelo Partido Socialista e por ex-membros das listas da coligação JPP/PDR, organizaram uma manifestação contra a construção nos terrenos na Quinta do Ingleses, em Carcavelos. Mais uma vez, as expectativas criadas nas redes sociais não corresponderam à adesão, ficando muito aquém do previsto.

Na pequena marcha, os 50 elementos, entre guarda-chuvas e cartazes, gritavam timidamente contra uma construção que foi aprovada em 2014, num terreno privado, onde a construção é permitida há mais de 60 anos.
Esta manifestação, convocada nesta altura, não faz grande sentido, pois não se prevê que haja evoluções contrárias à construção. Caso a autarquia cascalense, entrasse no jogo dos “independentes” e não permitisse o empreendimento, a CMC seria condenada, por desrespeito aos direitos consignados ao privado, a pagar uma indemnização superior a 260 milhões de euros.

Segundo o Plano de Pormenor, que pode ser consultado (aqui), o novo empreendimento, para além de espaços habitacionais e de comércio, terá várias valências públicas, como: uma Escola Primária, dois campos desportivos (um deles com bancada), vasto equipamento cultural, um centro paroquial com centro de dia, um centro de treinos gímnico, uma incubadora de jovens empresas e uma zona de estacionamento de apoio à praia.

Para Carcavelos, para além deste empreendimento, a Câmara Municipal já anunciou um dos maiores parques urbanos do concelho, que terá mais de 20 hectares de espaços verdes.


16/03/18

Obras de Recuperação Do Forte De Sto. António Já Começaram


As obras de recuperação do Forte de Sto. António da Barra não demoraram um dia a iniciar.
Depois de assumir a gestão do espaço, a Câmara Municipal de Cascais não perdeu tempo e iniciou de imediato as obras de recuperação de um dos mais emblemáticos monumentos do concelho. 
A passagem da gestão deste espaço para a autarquia foi um processo muito demoroso e complicado, que envolveu meses de negociação e uma aprovação "a ferros" na Assembleia da República.
Logo no primeiro dia de obra, Carlos Carreiras, Presidente da autarquia e o principal impulsionador desta recuperação, marcou presença para se certificar que todos os trabalhos estão a correr conforme o planeado.
O Cascais em Reflexão congratula a autarquia pela recuperação de um edifício que, inexplicavelmente, se encontrava num estado de degradação que desrespeitava toda a História de um país.

15/03/18

Cannes Rendeu-se A Cascais


Depois de ter brilhado em Las Vegas, na maior feira tecnológica do mundo, a CES, Cascais volta a brilhar, desta vez na MIPIM, maior feira internacional de imobiliário, que decorreu em Cannes (França).
Corremos o risco de nos tornarmos repetitivos, mas a verdade é que Cascais, no que toca ao tema Smart Cities, continua a marcar muitos pontos lá fora.
Mais uma vez, coube a Miguel Pinto Luz, Vice-Presidente da autarquia, que foi integrado num painel com alguns autarcas de todo mundo, explicar para um vasto auditório os inúmeros projectos inovadores que a CM de Cascais tem para o município. As aplicações FixCascais e MobiCascais, sem surpresa, foram das que mais interessaram aos participantes, isto, porque segundo as declarações do autarca ao site Dinheiro Vivo, "colocam as pessoas no centro da estratégia".
A presença da autarquia no Palais des Festivals não se limitou à apresentação. Ao que sabemos, Miguel Pinto Luz terá retirado várias notas sobre alguns projectos ali apresentados e estará a estudar a hipótese de implementação de alguns deles.

14/03/18

CP: Relatório Dá Força À Reivindicação Da Autarquia Cascalense


Segundo um relatório realizado pela Infra-Estruturas de Portugal, 60% das linhas férreas estão em más condições e Cascais, pelo volume de utilizadores, é das que mais preocupa.
Os resultados são preocupantes, pois, numa escala de 0 a 8, a linha férrea que liga Cascais a Lisboa ficou com uma nota de 3,2. Este é mais um forte argumento para a autarquia cascalense continuar a reivindicar, junto do Poder Central, por melhoramentos na linha de Cascais.
Carlos Carreiras, Presidente da Câmara de Cascais, que já tem vindo a alertar o governo para este agravamento (ver aqui), aproveitou a sua página na rede social Facebook para pressionar o Ministro Pedro Marques, acusando-o de ignorar este problema e de ter metido o processo de melhoramentos da linha na gaveta.
A nós, Cascais em Reflexão, este resultados preocupam-nos bastante, pois os acidentes férreos, embora ligeiros, tem aumentado em Portugal, e, nesse sentido, apelamos a todas as forças representadas na Assembleia Municipal que, a bem dos milhares de cascalenses que todos os dias usam este serviço, se juntem ao executivo nesta luta que é de todos nós.

13/03/18

Estudo Mostra Que Cascais É O Terceiro Município Com Melhores Resultados Sobre Desemprego


Poderíamos dizer que 2018 está a ser o ano de Cascais, mas estes resultados já não são surpresa. Em 2017 a Bloom Consulting, entidade que elabora o estudo, já tinha colocado Cascais no pódio dos municípios com melhor ranking no que toca a questões de desemprego.
Já no passado dia 2 tínhamos realçado que Cascais tinha uma das mais baixas taxas de desemprego do país (ver aqui), por isso é sem surpresa que registamos esta distinção da Bloom Cosulting. Este resultado, que se repete do ano passado, aumenta as responsabilidades da autarquia, pois a bitola está elevada e há muito trabalho para fazer. No entanto, o sucesso da DNA Cascais e da Plataforma FatorC, por exemplo, como, também, a captação de grande investimento privado dão garantias que Cascais continuará a ter um futuro risonho.
O estudo elaborado pela prestigiada consultora pode ser consultado aqui.

12/03/18

Exposição De Consciencialização Chega A Cascais



Durante os próximos quatro meses, de 15 de Março a 10 de Junho, o Museu do Mar Rei D. Carlos, em Cascais, irá receber a exposição Lixo Marinho: Um Problema Global.
É a partir desta quinta-feira que o Museu do Mar Rei D. Carlos recebe a exposição que pretende promover a defesa, a conservação e a preservação do ambiente marinho. Com o objetivo de sensibilizar e consciencializar a população em geral para os impactos do lixo marinho, a Câmara Municipal de Cascais tem unido esforços no sentido de alertar a sociedade quanto aos valores de consumo sustentável e cidadania, solidariedade e preservação ambiental. Cabe, a cada um de nós, enquanto cidadãos com valores cívicos, ajudar a fazer parte da solução.
Para ter mais informações sobre a exposição, clique aqui.

09/03/18

Veto de Canavilhas Não Evita Recuperação Do Forte St. António Da Barra


Apesar do voto contra de Gabriela Canavilhas, a Assembleia da República atribui a Cascais a gestão do Forte de St. António da Barra.
Tal como já tínhamos referido (ver aqui), era expectável que a gestão de um dos mais carismáticos monumentos da nossa linha passasse para cuidado da autarquia cascalense. Os deputados eleitos pelo PSD juntaram-se aos do CDS e aos do Bloco de Esquerda e, sem surpresa, aprovaram que a gestão do espaço deixe de pertencer ao Ministério da Defesa e passe para o cuidado da Câmara.
A surpresa veio da bancada socialista, não tanto pelo veto, que era esperado, mas por ter sido Gabriela Canavilhas a dar a cara contra as intenções da autarquia. As palavras da ex-candidata à CM  Cascais já mereceram reposta por parte do Presidente Carlos Carreiras, que acusa a deputada eleita pelo Porto de ser uma pessoa pouco importada com Cascais, com os cascalenses e com património de Cascais.

Dia "D" Para o Forte De Santo António Da Barra


Discute-se no dia de hoje, na Assembleia da República, se o Forte de St. António da Barra será, ou não, recuperado e dinamizado pela Câmara Municipal de Cascais. Para já, CDS-PP e Bloco de Esquerda são os únicos a votar favoravelmente, mas é espectável que PSD também o faça.
Tal como já escrevemos num post anterior, que pode reler aqui, há uma grande vontade da autarquia cascalense em recuperar e dinamizar um dos monumentos mais emblemáticos da nossa linha e que está completamente ao abandono.
Hoje é um dia decisivo para este histórico lugar, pois na Assembleia da Republica debate-se se o Forte de St. António de Barra passa, ou não, para as mãos da autarquia local.
As contas são simples e fáceis de fazer, basta que 116 dos deputados da AR votem favoravelmente a esta proposta. No entanto o suspense mantém-se, pois, para além da posição dos centristas (18  deputados) e e dos bloquistas (19 deputados) o PSD (89 deputados) ainda não manifestou o sentido de voto.
A, até agora, ausência de posição do PSD Nacional sobre este capítulo é de estranhar, pois, sendo Cascais a maior autarquia do Partido, esperava-se uma posição mais forte de Rui Rio. Acreditamos que, pelo reconhecimento que a CM de Cascais tem no panorama da Politica Local e pela força de Carlos Carreias e Miguel Pinto Luz têm dentro do PSD, não surgirá uma posição contrária aos desejos da autarquia.
Nesta votação, Cascais poderá contar com a oposição do PS, da CDU e do PAN, que, ao que tudo indica, vão votar contra.

08/03/18

Cascais Doa Ovinos, Brinquedos e Materiais À Pampilhosa da Serra


Ovelhas, além de brinquedos e materiais de construção, foram esta quarta-feira entregues à população da Pampilhosa da Serra como ajuda do município de Cascais à reposição da normalidade neste concelho devastado pelos incêndios de 2017.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da câmara de Cascais, Carlos Carreiras, disse que, nos últimos meses, “esta é a terceira doação” àquele município do distrito de Coimbra afectado pelos incêndios florestais de 2017.Os ovinos – um carneiro, 25 ovelhas e três borregos – e as outras doações foram transportados em dois camiões, entre os dois concelhos, e confiados à Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra.
O social-democrata Carlos Carreiras adiantou que estas iniciativas da câmara a que preside, no distrito de Lisboa, vão culminar na geminação dos dois municípios amigos, ainda este ano, após a discussão e provável aprovação pelos dois executivos e assembleias municipais.
Os donativos e a anunciada geminação são assumidos pelos proponentes, Carlos Carreiras e o seu homólogo José Brito, como um caminho “para não deixar apagar uma centelha de esperança” no futuro e de solidariedade com as vítimas dos fogos.
Trata-se de mais “um pequeno passo, absolutamente fundamental”, no âmbito do esforço colectivo que visa assegurar “a sobrevivência das aldeias” da Pampilhosa da Serra, dispersas numa zona montanhosa do Interior, uma das mais atingidas pelos incêndios nas últimas décadas.
Além dos pequenos ruminantes, cuja oferta visa “auxiliar as pequenas economias familiares e os pequenos produtores”, segundo a autarquia de Cascais, foram descarregadas sete paletes de tijolos e quatro de cimento, para apoiar a reconstrução dos denominados imóveis de segunda habitação.
Foram também entregues 15 caixotes com 275 brinquedos, reunidos por empresas e entidades do município doador.
Este “abraço solidário” de Cascais suscita “uma enorme gratidão” da população da Pampilhosa da Serra, disse à Lusa José Brito, que cumpre um terceiro e último mandato na liderança da câmara. “É importante que as pessoas comecem a recriar a sua vida normal”, sublinhou.
O autarca do PSD salientou que os materiais de construção doados pela autarquia de Cascais destinam-se à recuperação de casas de segunda habitação.
A reconstrução destes edifícios afectados pelos fogos não beneficiam ainda de apoios do Estado, no entanto, carece de ajuda, já que se trata de residências “fundamentais para alavancar” a economia local, propriedade de famílias com raízes locais que vivem maioritariamente na zona de Lisboa e que revisitam a terra natal várias vezes ao longo do ano.
As doações concretizadas são resultado de uma campanha de solidariedade da câmara de Cascais, sob o lema “Cascais mais solidária: com a alma no litoral e o interior no coração de Portugal”, em que participaram empresas e cidadãos.

06/03/18

Super-Estrela Do Jazz Em Cascais


A cantora norte-americana Norah Jones regressa este verão a Portugal para actuar no festival CoolJazz, em Cascais, anunciou a organização.
De acordo com a promotora, o concerto está marcado para 31 de Julho no Hipódromo Manuel Possolo.
Norah Jones apresentar-se-á em formato trio com os músicos Brian Blade (bateria) e Chris Thomas (baixo).
O festival EDP CoolJazz decorrerá ao longo do mês de Julho no Parque Marechal Carmona e no Hipódromo de Cascais, e conta já com as actuações de David Byrne, Gregory Porter, Van Morrison, Jesse Ware e BadBadNotGood.

05/03/18

Cascais Em Destaque No "Wall Street Journal"


Depois de ter brilhado na maior feira tecnológica do mundo, a CES, que decorreu em Las Vegas (ver mais), Cascais passou a ser considerada, pelos maiores especialistas do mundo em Cidades Inteligentes, como um exemplo a seguir. Não espantou, portanto, que cidades como Lisboa e Los Angeles quisessem implementar sistemas semelhantes aos de cá (ver mais aqui e aqui).
Agora é a vez do Wall Street Journal, na sua edição europeia, destacar as inovações que Cascais tem feito no sentido de tornar o concelho cada vez mais sustentável, cómodo e ecológico.
No artigo, as aplicações do MobiCascais, do FixCascais e do Cascais CityPoint são referidas como sendo uma parte importante neste conceito de modernidade. No entanto, o grande destaque vai par o Centro de Coordenação e Controle, mais conhecido por C3.
O C3, que iremos analisar brevemente, é um sistema que permite optimizar recursos, em tempo real e, com isso, promover uma contenção de custos capaz de poupar centenas de milhares de euros por ano.
O artigo, do prestigiado jornal americano, pode ser consultado na integra aqui.

02/03/18

Programa De Combate Ao Desemprego Deu Ontem Os Primeiros Frutos


Apesar de Cascais ter uma taxas de desemprego mais baixas do país, a Divisão e Promoção de Emprego da autarquia cascalense, juntamente com a DNA Cascais, iniciou um programa de integração no mercado de trabalho, o DNA Match, destinado a jovens e a desempregados de longa duração.
A ideia, que partiu do vereador Nuno Piteira Lopes, é aproveitar o crescimento que as empresas incubadas na DNA Cascais têm tido, e reforçar as mesmas com novos trabalhadores. Nesse sentido preparou-se um programa de estágios profissionais, que abrange várias áreas, e que conta características de integração especiais.
Na cerimónia de boas-vindas aos 32 novos estagiários, que foi apadrinhada pelo Presidente da CMC, Carlos Carreiras, o vereador Nuno Piteira Lopes enalteceu o esforço e empenho que a autarquia tem contra o flagelo do desemprego e destacou que a Câmara cascalense é a única no país a ter um serviço exclusivamente dedicado à empregabilidade e ao talento.
O Cascais em Reflexão congratula a autarquia e a DNA Casais pela iniciativa, e deseja aos novos empregados as maiores felicidades profissionais.


01/03/18

CM Cascais e Cascais Shopping: 7 Anos de Parceria


Para comemorar a Semana da Protecção Civil, a Câmara de Cascais, juntamente com o Cascais Shopping, preparou um conjunto de actividades didácticas e preventivas.
Esta edição, que já é a sétima, dá uma maior atenção às questões de prevenção de catástrofes ou situações de limite.
Durante esta semana serão várias as entidades que vão estar no prestigiado centro comercial a fazer demonstrações e acções de sensibilização.
Para o Presidente da autarquia cascalense, Carlos Carreiras, que tem a tutela da Protecção Civil, esta é uma acção muito importante, e destaca 3 razões: "Primeiro, porque coloca em diálogo os maiores especialistas e as melhores práticas para que o nosso conhecimento sobre esta matéria esteja sempre atualizado; Segundo, porque sensibiliza os cidadãos para os riscos que enfrentemos, sobretudo os naturais, e sugere formas de os debelar com comportamentos sustentáveis e responsáveis; Terceiro, sabemos que uma Proteção Civil forte não se faz sem cidadãos resilientes e esclarecidos, trabalhamos para que cada pessoa trabalhe para a segurança individual e coletiva sendo o primeiro e mais importante agente de Proteção Civil."
Este evento, que começou na segunda-feira, dia 26, decorrerá até domingo, dia 4 de Março.