09/03/18
Dia "D" Para o Forte De Santo António Da Barra
Discute-se no dia de hoje, na Assembleia da República, se o Forte de St. António da Barra será, ou não, recuperado e dinamizado pela Câmara Municipal de Cascais. Para já, CDS-PP e Bloco de Esquerda são os únicos a votar favoravelmente, mas é espectável que PSD também o faça.
Tal como já escrevemos num post anterior, que pode reler aqui, há uma grande vontade da autarquia cascalense em recuperar e dinamizar um dos monumentos mais emblemáticos da nossa linha e que está completamente ao abandono.
Hoje é um dia decisivo para este histórico lugar, pois na Assembleia da Republica debate-se se o Forte de St. António de Barra passa, ou não, para as mãos da autarquia local.
As contas são simples e fáceis de fazer, basta que 116 dos deputados da AR votem favoravelmente a esta proposta. No entanto o suspense mantém-se, pois, para além da posição dos centristas (18 deputados) e e dos bloquistas (19 deputados) o PSD (89 deputados) ainda não manifestou o sentido de voto.
A, até agora, ausência de posição do PSD Nacional sobre este capítulo é de estranhar, pois, sendo Cascais a maior autarquia do Partido, esperava-se uma posição mais forte de Rui Rio. Acreditamos que, pelo reconhecimento que a CM de Cascais tem no panorama da Politica Local e pela força de Carlos Carreias e Miguel Pinto Luz têm dentro do PSD, não surgirá uma posição contrária aos desejos da autarquia.
Nesta votação, Cascais poderá contar com a oposição do PS, da CDU e do PAN, que, ao que tudo indica, vão votar contra.