Numa nota publicada na sua página de Facebook, o Vice-Presidente da CM de Cascais, Miguel Pinto Luz, acusa o actual Governo de cobardia e de estar refém dos partidos mais à esquerda que o sustentam no poder.
A instabilidade diplomática entre Inglaterra e Rússia tem vindo a acentua-se nos últimos dias. Recorde-se que tanto Londres como Moscovo já deram ordem de expulsão a vários diplomatas russos e ingleses, respectivamente. Na origem deste conflito está a morte de um ex-espião russo que, segundo as autoridades britânicas, foi encomendada directamente do Kremlin.
As ondas de solidariedade com os ingleses têm-se multiplicado, e já são vários os países que apoiam a decisão inglesa.
Para Miguel Pinto Luz, destacado militante social democrata, não faz sentido este alheamento por parte do Governo de Portugal, pois, sendo a Inglaterra o mais antigo aliado de Portugal, naquela que é a mais antiga aliança do mundo, exigia-se uma tomada de posição menos cobarde.
Para Pinto Luz, o Governo deverá assumir as suas responsabilidades enquanto aliado e tomar uma posição rápida e de apoio, não aceitando que as exigências de Bloco de Esquerda e do PCP se sobreponham aos interesses nacionais.
No final da sua nota, Miguel Pinto Luz expressa a vontade de ver o seu Partido, o PSD, tomar, também ele, uma posição pública sobre este caso.