31/07/18

Norah Jones Encerra Hoje o EDP CoolJazz


Resultado de imagem para norah jones

O EDP CoolJazz, que este ano regressou a casa, termina hoje, de uma forma que se espera brilhante, com a actuação da cantora e compositora Norah Jones.
À norte-americana, um dos maiores nomes do Jazz mundial, cabe-lhe a responsabilidade de fechar aquela que é, unanimemente, a melhor edição de sempre deste festival.
Para além do brilho da nova-iorquina, o hipódromo Manuel Possolo contará com a actuação da trompetista Jéssica Pina, um dos nomes emergentes do Jazz nacional.
O EDP CoolJazz despede-se, este ano, de Cascais com "chave de ouro", mas com a certeza que para o ano estará de volta à Vila.

27/07/18

Desinvestimento Na Linha De Cascais Marca O Barómetro Da Semana


Muita tinta correu esta semana sobre as alterações que o Governo pretende introduzir na Linha de Cascais. Infelizmente, depois de se analisarem as novas medias, as conclusões são as de sempre: perdem os utentes.
O Pior da Semana:
Não seria de esperar outro nome. Depois de ter colocado na gaveta um projecto de investimento de modernização da Linha de Cascais, que traria aos mais de 90 mil utentes diários um conforto que justifique o preço que pagam pelo transporte, o Ministro Pedro Marques brindou os cascalenses com uma diminuição do número de comboios nas "horas de ponta". Apesar de já ter dado mostras de recuo, a falta de respeito para com Cascais, Oeiras e Lisboa, conferem ao Ministro Socialista o destaque como o Pior da Semana.
O Melhor da Semana:
Pede-se a um autarca que defenda sempre o superior interesse dos munícipes e do concelho. Foi assim que Carreiras actuou. O Presidente da CM de Cascais não perdeu tempo e, perante tamanho desrespeito pelos utentes da Linha de Cascais, exigiu de imediato novas medidas e rápidos melhoramentos das condições. Mas Carreiras não ficou só pelas exigências, pois assumiu a vontade, caso seja necessário, da autarquia gerir e modernizar a linha nos próximos anos.

25/07/18

Carlos Carreiras Não Aceita Supressão De Comboios Na Linha de Cascais


No seu habitual espaço de opinião no Jornal I, Carlos Carreiras, Presidente da Câmara de Cascais, desferiu fortes ataques à "geringonça", principalmente ao Ministro Pedro Marques, responsável pela pasta do Planeamento e Infraestruturas, e aos partidos que sustentam o PS no Governo.
Num texto dividido em 5 pontos, Carlos Carreiras mostra a sua enorme indignação com a falta de respeito que o Governo de Portugal mostrou com os mais de 90 mil utilizadores diários da linha de Cascais. Neste artigo, que hoje foi publicado, Carreiras aponta ao dedo ao Ministro Pedro Marques, acusando-o de ser o principal travão na a modernização da linha, pois, para além de não ter uma única ideia, colocou na gaveta um projecto, de 259 milhões de euros, que as autarquias (Lisboa, Oeiras e Cascais) tinham traçado juntamente com o antigo Governo para a modernização da ligação férrea Cascais-Lisboa.
Para além dos fortes "disparos" ao Ministro, Carreiras também apontou mira ao partidos que sustentam a chamada "geringonça", acusando-os de estarem ligados, através da imposição de ideias descabidas, à morte da linha de Cascais.
No texto, o Presidente da CM de Cascais diz que não se conforma com o facto de o Governo estar a fazer uma força contrária ao enorme esforço que os municípios da "Linha" estão a fazer nos planos de mobilidade, e assume, por isso, estar a actuar no sentido de reunir, com carácter de urgência, com o Primeiro-Ministro, António Costa, e com os seus homólogos de Oeiras e Lisboa. Para cima da mesa, Carreiras, leva o projecto de BRT (Bus Rapid Transmit), e propõe este seja tutelado e gerido pelas três autarquias.

23/07/18

Linha De Cascais: Governo Suprime Um Comboio Por Hora Em "Horas de Ponta"


O aumento do número de utentes a usar os comboios da CP que ligam a estação de Cascais a Lisboa tem sido, cada vez mais, acentuado (ver aqui). Em horas de ponta, viajar sentado só está ao alcance dos que entram nas primeiras estações, e mesmo assim não é garantido que se consiga lugar. Agora, com os novos horários, este cenário ainda vai piorar.
É já a partir de 5 de Agosto, entre as 7h e as 10h, que os comboios deixarão de arrancar da estação de Cascais de 12 em 12 minutos e passarão a sair de 15 em 15. Parece que esta alteração que a CP vai levar a cabo na linha de Cascais é pequena, mas, no entanto, não o é. O aumento de 3 minutos no tempo de intervalo entre comboios significa uma supressão de um comboio por hora. Ou seja, os utentes que nos 5 comboios por hora já iam apertados, terão de caber agora em 4.
As razões do Governo para estas medidas são surreais e inaceitáveis num país que quer diferenciar-se no século XXI. Para além de não existir uma verba reservada para a modernização, tanto da linha como das carruagens, o governo "guarda" um comboio em perfeito estado para poder retirar peças para possíveis avarias nos restantes. Esta medida de "canibalização" demonstra a falta de estratégia que o Governo tem para uma empresa (CP) fundamental para o país, como demonstra, também, uma falta de respeito pelos milhares de utentes que, diariamente, se deslocam numa das linhas mais movimentadas do país.
Esta inacreditável medida governamental vem dar razão ao edil cascalense, Carlos Carreias, que pede há largos anos (ver aqui), um investimento sério na modernização da linha.

19/07/18

"Microplásticos Nos Nossos Rios, Mares e Oceanos" - Uma Exposição De Sensibilização Para Um Dos Maiores Problemas Do Séc.XXI



É já amanhã que abrirá portas ao público, no Museu do Mar Rei D. Carlos, uma exposição fotográfica de Filipa Bessa denominada "Micro-plásticos nos nosso rios, mares e oceanos".
Esta exposição, que durará até 15 de Outubro, tem com principal objectivo alertas e sensibilizar os seus visitantes para a problemática que é a poluição das nossas águas provocada pela presença de plásticos. 
O combate a este tipo de poluição é um dos principais desafios ambientais com que as sociedades se deparam actualmente. Estima-se que, por ano, cerca oito milhões de toneladas de plástico terminam no Oceano. Segundo as mais recentes projecções do Fórum Económico Mundial, em 2050, poderá haver mais plásticos do que peixes nos Oceanos.
Uma exposição a não perder.

18/07/18

Salvador Sobral Actua Hoje Em Cascais


Resultado de imagem para salvador sobral

O vencedor do festival da Eurovisão de 2017, Salvador Sobral, subirá hoje ao palco do EDP Cool Jazz. O espectáculo decorrerá no Parque Marechal Carmona e terá "casa" cheia.
É já esta noite que o Parque Marechal Carmona presenciará um dos momentos mais altos do festival EDP Cool Jazz. Salvador Sobral interpretará algumas das suas músicas do seu álbum "Excuse me", mas também apresentará algumas novidades.
Para além da música "amar pelos dois", com que ganhou o festival da Eurovisão, esperam-se vários momentos de pura magia.

16/07/18

Câmara De Cascais Elabora Inovador Plano De Combate à SIDA e Hepatite C


O Município de Cascais traçou um plano para, nos próximos dois anos, promover a detecção precoce e quebrar a transmissão do VIH/SIDA e da hepatite C com objectivo de eliminar os vírus até 2030.
“Estamos a trabalhar em respostas locais para uma doença com escala global. Cascais está na linha da frente para a erradicação do VIH/SIDA”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, em declarações à Lusa.
De acordo com um comunicado enviado, Cascais ambiciona ser o primeiro concelho do país a controlar de forma efectiva a transmissão do vírus do VIH e da hepatite C até 2030, tendo traçado um caminho para os próximos dois anos que tem por base a promoção da detecção precoce, de modo a quebrar a transmissão dos vírus.
Para o concelho é prioritário intervir em três áreas que apresentam falhas: o diagnóstico tardio, o estigma e a discriminação sentida pelas e para com as pessoas que vivem com estas infecções e em acções de prevenção eficazes.
Para atingir estas metas, Cascais inseriu na sua estratégia para os próximos dois anos, até 2020, parcerias com entidades locais e nacionais. Nestas parcerias estão incluídas a autarquia, os cuidados primários e hospitalares, a divisão de intervenção nos comportamentos aditivos e dependências, os serviços prisionais, uma organização de base comunitária e as farmácias de rua.
“Estamos a trabalhar centrados nas pessoas. Queremos rastrear a população, tratar os doentes e sensibilizar a comunidade. É o nosso compromisso para que não tenhamos uma perspectiva complacente sobre o VIH/SIDA”, disse Carlos Carreiras.
Entre as medidas a ser adoptadas pelo município está a realização de 150 testes rápidos mensais ao VIH, hepatites B, C e/ou sífilis, com especial incidência nas populações mais vulneráveis, a realização do rastreio do VIH a todos os reclusos dos estabelecimentos prisionais do Linhó e de Tires, e formação das equipas nas farmácias para que divulguem informação sobre o VIH e hepatites e a necessidade da realização de testes.

13/07/18

Duas Senhoras Em Estreia No Barómetro Da Semana


O barómetro desta semana fica marcado por duas estreias. Pela negativa, Fernanda Gonçalves, pela positiva, Karla Campos.
Pior da Semana:
A Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, Fernanda Gonçalves, ao enviar uma carta com exigências surreais (ver aqui) a algumas peixeiras do Mercado de São Domingos, mostrou que não tem a capacidade de encaixe necessária para a função. Esta arrogância, que não lhe permite aceitar a diferença e viver com a critica, confere-lhe o lugar de Pior da Semana.
Melhor da Semana:
O regresso do EDP Cool Jazz a Cascais é o ponto mais positivo da semana. Muitos dos nomes poderiam ser apontados como sendo o principal rosto deste regresso. No entanto escolhemos Karla Campos, directora do festival, como sendo o rosto deste regresso.

12/07/18

Fernanda Gonçalves Faz Exigências Bizarras


A Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, Fernanda Gonçalves, é conhecida pelo seu difícil temperamento e por gostar de ter tudo à sua maneira. Nesse sentido estipulou algumas regras de permanência no Mercado que são, no mínimo, muito estranhas.
Num documento que um leitor nos fez chegar (imagem que está em cima) podemos ver quais são as duas primeiras regras que a Presidente Fernanda Gonçalves estipulou para que algumas peixeiras pudessem continuar a sua normal actividade laboral no Mercado de São Domingos de Rana. No fundo, a Presidente da Junta de Freguesia serve-se do seu posto autárquico para tentar impor as suas vontades. Com este documento algumas questões se levantam:
A) Se a Presidente se sentiu ofendida porque não recorreu ao tribunal ao invés de executar um documento chantagista onde coloca em causa o sustento familiar das trabalhadoras do mercado?
B) Porque quer contrariar o modus operandi da venda de peixe quando este já tem décadas?
C) O "alto e bom som", que se saiba, não entra em nenhuma escala de medida, quais são os critérios de medição de volume e quem é que ficará responsável por esta fiscalização?
Não acreditamos que este documento seja uma imposição do "eu quero posso e mando" ou uma retaliação pessoal por parte da Presidente Fernanda Gonçalves, mas, como cidadãos deste concelho, gostaríamos de ver esclarecido, por parte da autarca, quais são os motivos para tão bizarras imposições.

10/07/18

Jovens Das Cidades Finalistas à Capital Europeia Da Juventude 2018 Estão Em Cascais


De acordo com o projecto “Glocal Europe - Connecting realities, building Communities, developing Capacities”, decorre em Cascais, até dia 15, um encontro de jovens oriundos das cidades que, tal como Cascais, foram finalistas na atribuição Capital Europeia da Juventude de 2018.
Os 54 jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, são oriundos de Perúgia (Itália), Kecskemét (Hungria), Manchester (Reino Unido) e Cascais. Apesar de também ter sido finalista, de Novi Sad (Sérvia) não foi possível ter qualquer jovem em sua representação.
Este projecto, que se insere no âmbito Cascais 2018, pretende estimular a participação activa dos jovens nas suas comunidades, fomentando uma construção europeia que promova a inclusão social e a diversidade cultural.
As boas-vindas ficaram a cargo da Comissária Catarina Marques Vieira, que salientou que, aquando da escolha de Cascais, "sentiu-se a importância de nos unirmos de alguma forma. Por isso, criámos este projecto de modo a conhecermos novas cidades e realidades”.

09/07/18

Associações Juvenis Recebem Importante Ajuda


Nos dias 9 e 8 de Junho, no Arraial de Santo António, a Câmara Municipal de Cascais, juntamente com algumas associações juvenis do concelho, organizaram uma recolha de fundos para ajudar estas associações a continuarem a fazer o excelente trabalho que têm vindo a executar.
A aceitação a esta actividade por parte dos cascalenses foi enorme, por isso não espanta os mais de 15 mil euros recolhidos nesses dias.
As receitas foram divididas pelas associações juvenis, Corpo Nacional de Escutas, Associação de Escoteiros de Portugal e Associação de Guias de Portugal, tendo sido entregues neste sábado, na Casa de Santa Maria, a 17 associações juvenis do concelho, na presença do vereador Nuno Piteira Lopes.
O valor da receita arrecadada nos dois dias foi de 15.300 euros, cabendo a cada uma das associções 900 euros.

17 Associações participantes no Arraial: Associação Juvenil Rota Jovem; Associação Juvenil Criativa; Associação Juvenil Cultursol; Associação Juvenil Clube Gaivotas da Torre; AEP – Grupo 12; AEP – Grupo 16; AEP – Grupo 107; AGP- Companhia de Guias de Carcavelos; AGP – Companhia de Guias da Parede; AGP- Companhia de Guias de S. Domingos de Rana; AGP- Companhia de Guias de Cascais; CNE – Agrupamento 71; CNE – Agrupamento 75; CNE – Agrupamento 113; CNE – Agrupamento 550; CNE – Agrupamento 729; CNE – Agrupamento 1246.

06/07/18

Tiago Albuquerque e Nuno Piteira Lopes Estreiam-se No Barómetro Do Cascais Em Reflexão


A Juventude, o Desporto e o Ambiente marcam, por razões diferentes, o Barómetro Cascais em Reflexão desta semana.
Pior da Semana:
Podíamos ter repetido, pela terceira semana consecutiva, Gabriela Canavilhas. A ex-Vereadora socialista escreveu, na sua crónica quinzenal ao jornal Costa do Sol, um dos mais disparatados textos que nos vem à memória. No entanto, decidimos destacar pela negativa Tiago Albuquerque, principal líder dos grupos de contestação ao Plano de Pormenor de Reestruturação Urbanística de Carcavelos-Sul (PPERUCS). Segundo um estudo realizado pelo Instituto Superior Técnico, o PPERUCS, contrariamente do que Tiago Albuquerque afirmava, não causará qualquer tipo de impacto ambiental em Carcavelos. Este estudo vem também afastar os receios da vasta comunidade surfista, pois uma das conclusões é que a qualidade das ondas não sofrerá qualquer modificação por culpa deste Plano de Pormenor.
Melhor da Semana:
A realização do IberCup em Cascais tem sido um enorme sucesso. Para além de toda animação e cor que este evento de referência mundial tem trazido para o concelho, a economia local também tem lucrado com esta competição, sinal disso é a elevada taxa de ocupação que os restaurantes e hotéis têm apresentado, e o aumento do volume de vendas que o comercio local tem registado durante esta competição. Nuno Piteira Lopes, que é o Vereador responsável por todo este evento, é, por isso mesmo, a figura que marca pela positiva a semana em Cascais.

04/07/18

Canavilhas Vai Embora Mas Deixa A Culpa Em Cascais


A Vereadora demissionária culpa Carreiras, culpa os independentes que lhe deram a mão, culpa a imprensa local, culpa as redes sociais, culpa os cascalenses, só não se culpa a si própria pelo fracasso que foi a sua participação em Cascais.
Na sua habitual crónica quinzenal no jornal Costa do Sol, Gabriela Canavilhas, ao contrário do que o bom senso aconselharia, optou por não se justificar pela sua saída de Cascais, preferindo disparar em todas as direcções como se de uma fuga se tratasse. Nesse texto, a residente em Telheiras, para além mostrar uma enorme satisfação por Cascais ter, segundo a própria, perdido um grande projecto para um concelho onde exerce o cargo de consultora para a cultura, Sintra, decidiu atacar tudo e todos como se a própria não tivesse nenhuma relação com o fracasso que foi a sua curta participação no palco político de Cascais.
Numa prosa completamente descontrolada do ponto de vista emocional, onde usa a demagogia como uma ferramenta preciosa, a Deputada Socialista apontou a mira para a imprensa local, acusando-a de criar noticias falsas contra si, e para a vereadora independente Isabel Guerra, insinuando que a sua companheira de lista se deixou "comprar" por um pelouro para a prejudicar a ela e ao PS. Relembre-se que esse pelouro que Canavilhas diz ter sido "criado sem necessidade" é o da Igualdade de Género, curiosamente um dos "cavalos de batalha" da ex-Vereadora na Assembleia da República.
Em jeito de balanço, julgamos que Canavilhas não correspondeu às expectativas do seu partido, dos cascalenses e de si própria por culpa da sua falta de preparação, quer na estratégia usada na campanha eleitoral, onde assumiu um papel de "bota-abaixo", quer no que diz respeito ao domínio dos assuntos camarários. Gabriela deverá olhar-se ao espelho e, para além de vislumbrar a mulher extremamente bonita que é, perceber onde errou e aprender com os seus erros. Estamos certos que as capacidades da ex-Ministra de José Sócrates são muito maiores que as que apresentou nestes seis meses de Cascais.

02/07/18

O Maior Torneio De Futebol Juvenil Volta A Cascais


Depois do Sucesso que o IberCup alcançou em Abril, o maior torneio de futebol juvenil do Mundo volta hoje a Cascais.
Está de regresso a Cascais uma das competições que mais vida e mais dinâmica tem dado ao nosso concelho. Esta edição, que conta com 350 equipas, o que significa mais de 5 mil crianças acompanhadas por respectivos staff e familiares, promete lotar hotéis e restaurantes, sendo, por isso, um excelente impulsionador da economia local.
No aspecto desportivo, esta competição, tal como tem vindo a ser habitual, conta com a presença de alguns dos maiores clubes do mundo, que, para além de virem abrilhantar o torneio, vêm também observar jovens talentos para os captarem para as suas fileiras.
O evento, que decorrerá até dia 7 de Março, conta com 6 escalões em competição. As suas finais, que decorrerão no estádio do Dramático de Cascais, serão transmitidas pela RTP.
Pode consultar tudo sobre este torneio aqui.