23/07/18

Linha De Cascais: Governo Suprime Um Comboio Por Hora Em "Horas de Ponta"


O aumento do número de utentes a usar os comboios da CP que ligam a estação de Cascais a Lisboa tem sido, cada vez mais, acentuado (ver aqui). Em horas de ponta, viajar sentado só está ao alcance dos que entram nas primeiras estações, e mesmo assim não é garantido que se consiga lugar. Agora, com os novos horários, este cenário ainda vai piorar.
É já a partir de 5 de Agosto, entre as 7h e as 10h, que os comboios deixarão de arrancar da estação de Cascais de 12 em 12 minutos e passarão a sair de 15 em 15. Parece que esta alteração que a CP vai levar a cabo na linha de Cascais é pequena, mas, no entanto, não o é. O aumento de 3 minutos no tempo de intervalo entre comboios significa uma supressão de um comboio por hora. Ou seja, os utentes que nos 5 comboios por hora já iam apertados, terão de caber agora em 4.
As razões do Governo para estas medidas são surreais e inaceitáveis num país que quer diferenciar-se no século XXI. Para além de não existir uma verba reservada para a modernização, tanto da linha como das carruagens, o governo "guarda" um comboio em perfeito estado para poder retirar peças para possíveis avarias nos restantes. Esta medida de "canibalização" demonstra a falta de estratégia que o Governo tem para uma empresa (CP) fundamental para o país, como demonstra, também, uma falta de respeito pelos milhares de utentes que, diariamente, se deslocam numa das linhas mais movimentadas do país.
Esta inacreditável medida governamental vem dar razão ao edil cascalense, Carlos Carreias, que pede há largos anos (ver aqui), um investimento sério na modernização da linha.