30/11/18

Mobilidade E Sustentabilidade Em Destaque No Centro De Congressos Do Estoril

Mobilidade e Sustentabilidade são os temas que dão o mote à primeira edição das conferências “Visões do Futuro”, de entrada gratuita, a decorrer até dia 2 de dezembro no Centro de Congressos do Estoril. O evento, organizado pela DECO PROTESTE em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, irá abordar os temas que estão na ordem do dia: mobilidade e sustentabilidade. O objetivo desta primeira edição é promover, principalmente, o debate sobre estas duas áreas mas também sobre outros temas relacionados com o futuro da vida das pessoas.
Durante os três dias do evento, de 30 de novembro a 2 de dezembro, pretende-se responder a algumas questões relacionadas com as necessidades reais dos cidadãos, com o futuro dos meios de transporte e com a utilização de eletricidade em detrimento dos combustíveis fósseis. Enquanto o primeiro dia é dedicado exclusivamente a conferências e outras sessões paralelas sobre mobilidade, sustentabilidade, políticas europeias e cidadania, nos dias 1 e 2 de dezembro, o Centro de Congressos do Estoril abrirá as portas ao público em geral para um conjunto de atividades como workshops, demonstrações, exposições e test drives.

28/11/18

Cascais Organiza Maior Aula De Química Do Mundo

Cascais organizou ontem a Maior Aula de Química do Mundo, momento histórico que deverá entrar para o Guiness World Records. O Mercado da Vila, em Cascais, foi o palco desta iniciativa, onde participaram 1440 alunos do 3º ciclo de 17 escolas públicas e privadas do concelho, superando o record do Guiness de Mechelen, na Bélgica, que estava fixado nos 1018 alunos. A Maior Aula de Química do Mundo, integrada na Semana da Educação e organizada no âmbito de Cascais Capital Europeia da Juventude 2018, ficou marcada pela experiência “rockets”, em que se mistura bicarbonato de sódio e ácido cítrico com água, dando origem à libertação de gás em grandes quantidades, o que faz saltar o “rocket” existente dentro da caixa com um som característico. Além disso, os alunos puderam assistir aos pitchs de cinco minutos de jovens cientistas conhecidos como FameLabers, sobre o lado mais divertido e cativante da ciência.
Através da parceria com a empresa portuguesa de brinquedos e jogos educativos, science4you, a Câmara Municipal de Cascais disponibilizou kits desafiantes e didáticos a todos os jovens estudantes que participaram na aula. O resultado oficial só será revelado dia 14 de dezembro mas certamente que Cascais irá entrar para o Guiness.

26/11/18

De Quem Será A Responsabilidade, Sr. Ministro?

Portugal tem tido, nos últimos anos, um elevado número de acontecimentos trágicos que deveriam, no mínimo, servir de alerta para aqueles que nos governam e têm a responsabilidade de zelar pela nossa segurança e conforto.
A tragédia de Entre-os-Rios, onde o colapso de uma ponte histórica provocou 53 vítimas mortais, foi o primeiro grande sinal que o país tinha, até então, negligenciado o estado das suas infraestruturas. Esta tragédia, que provocou a demissão do ministro da Administração Interna da época, Jorge Coelho, trouxe para a agenda mediática uma série de debates onde a maior preocupação foi “sacudir” responsabilidades ao invés de arranjar soluções para que uma tragédia destas não se volte a repetir.
Infelizmente, de lá para cá, nada mudou. Continuamos a ver, como no recente acontecimento em Borba, uma constante troca de culpas, onde ninguém, apesar das evidências, assume as responsabilidades. Portugal vive num clima de “batata quente” onde a grande preocupação não é precaver acidentes, mas sim precaver possíveis acusações.
No caso da Linha de Cascais é isso que se passa. O investimento de 50 milhões de euros que o Ministro Pedro Marques disponibilizou para a ligação férrea Cascais-Lisboa é, segundo os especialistas, manifestamente insuficiente, mas servirá, em caso de tragédia, como uma desculpabilização que o ministro e o Governo usarão em sua defesa.
Perante a iminente tragédia, e visto que não há, por parte dos comandados por António Costa, vontade de a evitar, perguntamos ao Ministro Pedro Marques: de quem será a responsabilidade?

23/11/18

Cascais Assume Gestão De 290 Hectares Do Parque Natural Sintra-Cascais

A autarquia de Cascais vai estabelecer três protocolos com o ICNF, a AGIF e o ISA para que a intervenção na zona ardida do Parque Natural Sintra-Cascais seja gerida de forma integrada e consolidada. O Instituto de Conservação da Natureza (ICNF) irá delegar a gestão de 290 hectares do perímetro florestal do parque ao município de Cascais. Assim sendo, Cascais ficará responsável por cuidar da sua paisagem e, sobretudo, pelo funcionamento do parque como um todo. A Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) vai acompanhar a implementação do Plano de Recuperação Ecológica e Gestão da Paisagem da Peninha/Cresmina, enquanto o Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves do Instituto Superior de Agronomia (ISA) contribuirá com a sua comunidade científica de excelência na monitorização e gestão territorial.
Para o futuro do Parque Natural pretende-se recuperar a zona danificada pelo fogo florestal através da criação de zonas de produção agrícola e gestão eficaz de espécies invasoras, entre outras medidas. Nesse sentido, os protocolos entre a Câmara Municipal de Cascais e as três entidades terão um importante papel na recuperação, proteção e conservação do Parque.

21/11/18

Cascais Recebe Primeiro Dispositivo Para Limpeza Oceânica “Seabin”

A autarquia de Cascais e a Fundação Mirpuri instalaram no Clube Naval de Cascais o primeiro “seabin” em Portugal. O “seabin” é um equipamento instalado dentro de água do mar que irá ajudar a limpar o lixo marinho que vai dando à costa na vila de Cascais. Os resíduos subaquáticos aspirados são coletados e, depois de analisados, são encaminhados para reciclagem pela Cascais Ambiente. Este projeto é pioneiro em Portugal e surge através da startup “Seabin Project” de Pete Ceglinsk.
A iniciativa junta-se às restantes medidas de Cascais para reduzir a sua “pegada de plástico”, como a eliminação do uso de copos de plástico e palhinhas em eventos ou a redução de embalagens plásticas descartáveis nos serviços da administração pública do concelho. Com este tipo de medidas, fundamentais para combater os micro plásticos que vão minando os oceanos e, de modo geral, o meio ambiente, a autarquia espera sensibilizar as gerações mais novas, e as atuais que causaram este problema, para a gravidade do problema do plástico nos oceanos.

19/11/18

Cascais Em Destaque Nos Prémios “Municípios do Ano 2018”

Cascais foi premiado na categoria “Regiões” do concurso “Municípios do Ano Portugal 2018” com o projeto que desenvolve soluções de mobilidade no concelho, de que é exemplo o MobiCascais. A Universidade do Minho, através da sua plataforma UM-Cidades, pretende premiar os municípios portugueses que se destacaram quer pelas boas práticas quer pelos seus projetos com impactos consideráveis no território, na economia e na sociedade, e que fomentem o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade. O projeto que integra múltiplas soluções de mobilidade, o Cascais Smart City, da qual faz parte o MobiCascais, foi a concurso na categoria “Regiões” dos prémios “Municípios do Ano 2018”. De realçar que MobiCascais é uma iniciativa da autarquia de Cascais que integra vários serviços de mobilidade numa única aplicação, permitindo aos utentes deslocarem-se por todo o concelho de forma simples, económica e ecológica.
O diploma foi entregue ao vereador Nuno Piteira Lopes, na cerimónia que decorreu nos Paços do Duque de Bragança, em Guimarães. Para o vereador, o trabalho desenvolvido em prol do concelho é “a pensar nos cascalenses e não nos prémios, mas estas distinções confirmam que todo o trabalho que fazemos está a ser bem feito. É uma honra servir bem Cascais”.

16/11/18

Há Comboios Em Fim de Vida Útil Na Linha De Cascais


Há 36 comboios em fim de vida útil na linha de Cascais. A informação foi lançada pela SIC, no âmbito de uma investigação sobre a existência de comboios parados sem manutenção. Segundo os trabalhadores, são 90 os que estão fora do limite de idade.
Este novo dado, vem reforçar as exigências da CM Cascais que, através da voz de Carlos Carreiras, tem solicitado um reforço no investimento na linha ferroviária de Cascais.
Recorde-se de que, em Junho deste ano, a CP adiou a revisão de pelo menos 34 das 53 automotoras elétricas que iriam entrar nas oficinais, modificando essa data para Outubro de 2019 e explicando que a medida foi tomada para evitar supressões dos comboios regionais e para aliviar a EMEF, a empresa de manutenção, que assim terá mais tempo para integrar mais funcionários nas oficinais.

14/11/18

Cascais Organiza XV Congresso Internacional da Associação Internacional das Cidades Educadoras



Decorre em Cascais, desde terça-feira (13 de Novembro) e até dia 16, o XV Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que coloca em debate questões relacionadas com a educação e o espaço público. O Município de Cascais é membro desta Associação Internacional desde 1997, assumindo como prioridade o desenvolvimento de políticas transversais dirigidas à qualidade de vida das pessoas – de quem vive, trabalha ou visita -, assente no lema “Cascais, tudo começas nas pessoas”. Desta forma, procura-se a criação de canais de participação ativa dos cidadãos para tomadas de decisão, iniciativas de voluntariado, empreendedorismo social e empresarial, o usufruto dos recursos ambientais, culturais e patrimoniais e investimento no conhecimento, na inovação e na criatividade na Capital Europeia da Juventude em 2018.
Dentro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), que conta com 467 cidades associadas, em 37 países, o objetivo passa por encontrar a harmonia entre identidade e diversidade culturais, salvaguardando o direito de todos aqueles que as habitam e os contributos das comunidades que as integram, desafios lançados na Carta das Cidades Educadoras.

12/11/18

Linha de Cascais: Pressão Da Autarquia Rende, Para Já, Investimento de 50 Milhões


Os investimentos da Linha Ferroviária em Cascais têm sido uma das lutas da Câmara Municipais de Cascais nos últimos meses.
Hoje, essa pressão junto do Governo Central deu frutos com o ministro do Planeamento e Infraestruturas a confirmar que a linha ferroviária de Cascais terá um financiamento comunitário de 50 milhões de euros no âmbito da reprogramação do programa Portugal 2020.
Estes valores serão canalizados para o investimento na infra-estrutura desta linha que, diariamente, transporta mais de 90 mil passageiros. As obras serão iniciadas até ao final deste ano ou início de 2019.  Porém, os especialistas defendem que este valor é considerado reduzido face aos desafios nesta linha, pelo que se espera que Carlos Carreiras
continua a sua pressão, junto do Governo.
Recordamos que a mobilidade em Cascais tem sido uma das prioridades deste executivo, que irá avançar também com o corredor bus Cascais-Lisboa.

09/11/18

Miguel Pinto Luz Quer Debater Problemas Que Interessam Aos Portugueses

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, quer debater os problemas que verdadeiramente interessam aos portugueses. Miguel Pinto Luz defendeu que o seu partido deve centrar-se em problemas que interessam às pessoas, em vez de debater temas irrelevantes como o “picar o ponto”. Para o conselheiro nacional do PSD é necessário falar da construção da Europa e de uma maior representação de Portugal em Bruxelas através da colocação do secretário de Estado do Assuntos Europeus nessa cidade, invés de em Lisboa. O aumento do salário mínimo nacional é outro tema que considera fundamental, salientando que o PSD “não é um partido dos empresários mas dos portugueses” e, por isso, este tema deve estar incluído no discurso do partido.
O vice-presidente da Câmara de Cascais, que diz-se preparado para assumir a liderança do partido caso seja necessário, defende também a mutualização “progressiva e responsável da dívida”, a generalização do ensino pré-escolar público e gratuito e a redução da carga fiscal para as empresas.
De salientar que Miguel Pinto Luz tem participado ativamente no mundo político do país, tendo desempenhado diferentes cargos na JSD, no PSD e, simultaneamente, na Câmara Municipal de Cascais, provando diariamente o seu valor e empenho aos interesses da vida pública.

07/11/18

Hospital De Cascais Lidera Ranking De Excelência

O Hospital de Cascais lidera ranking de excelência clínica entre 159 unidades de saúde públicas e privadas que integram o Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS).
De acordo com os dados da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), recolhidos através do SINAS, o Hospital de Cascais Dr. José de Almeida integra o top três do ranking anual de excelência, conquistando três estrelas em sete áreas de tratamento. Além disso, é um dos três hospitais a receber nota máxima - as três estrelas - na área do tratamento do Acidente Vascular Cerebral, doença do aparelho circulatório que é a principal causa de morte em Portugal. Nesta área clínica em específico foram avaliados os cuidados prestados durante o internamento, como a medicação, avaliação fisiátrica e a prescrição de terapêutica adequada no momento da alta para prevenir novas ocorrências.
A cirurgia do ambulatório, as unidades de cuidados intensivos, a área das histerectomias, os partos e cuidados pré-natal, o tratamento cirúrgico da fratura proximal do fémur e os cuidados neonatais foram as restantes áreas em que o hospital de Cascais alcançou nota máxima.
O sistema de avaliação de qualidade, criado pela ERS, analisa a excelência clínica dos hospitais através da avaliação de indicadores nas áreas de angiologia e cirurgia vascular, cardiologia, cirurgia de ambulatório, cirurgia cardíaca, cirurgia geral, cuidados intensivos, cuidados transversais, ginecologia, neurologia, obstetrícia, ortopedia e pediatria.

05/11/18

Cascais Recebe 3ª Edição De Vila De Natal



Depois do sucesso das edições de 2016 e 2017, a vila de Cascais volta a ser o palco da magia natalícia em Portugal. Ao longo de 26 dias, de 6 de dezembro a 1 de janeiro, o Parque Marechal Carmona irá transformar-se na mágica Vila de Natal, onde são recriados fantásticos ambientes natalícios, cruzando o universo do Pai Natal com o imaginário do Presépio.
A Vila de Natal em Cascais promete uma experiência única para toda a família nesta quadra natalícia. A Casa do Pai Natal, o “Bosque Encantado” com renas verdadeiras, a Casa da Árvore, A Árvore de Natal, o Globo de Neve, o Carrossel de Natal e ainda, a patinagem em gelo verdadeiro, são algumas das atrações que farão as delícias dos mais novos. Para além destas, os visitantes serão surpreendidos todos os dias por outras atividades e surpresas.
O ano passado, mais de 100 mil pessoas estiveram pela Vila de Natal, no coração da vila de Cascais. Este ano, espera-se atingir um número recorde de visitantes.

02/11/18

Os Melhores Chefs De Portugal Estão Até Amanhã Em Cascais

Até amanhã, 3 de novembro, não perca na vila de Cascais o festival gastronómico com os melhores chefs nacionais. A edição 2018 do Cascais Gastronómica reúne, em três palcos, os melhores chefs de Portugal. O primeiro palco é o Restaurante, onde os chefs confecionam os seus pratos gourmet, num ambiente intimista, para apenas 60 pessoas. Não só poderá aprender com os especialistas as técnicas de confeção de alimentos como, no final, pode experimentar o que foi preparado. O Showcooking é o outro palco do evento. Aqui as refeições também são preparadas ao vivo, bem como pratos de autor. Haverá também degustações e provas de vinhos e de cervejas.
Os apreciadores dos sabores de mar são convidados a entrar na fortaleza e a experimentar os petiscos à prova nos stands junto à zona lounge, o terceiro palco. No Lounge são promovidos ateliers de tapas por alguns dos chefs presentes. Entre os convidados, destacam-se os chefs Ricardo Costa, do The Yeatman, Henrique Sá Pessoa, do Alma, Pedro Lemos, do restaurante homónimo, e Miguel Laffan.
A grande parte dos eventos, como os showcookings, são de entrada livre.