O Hospital de Cascais lidera ranking de excelência clínica entre 159 unidades de saúde públicas e privadas que integram o Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS).
De acordo com os dados da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), recolhidos através do SINAS, o Hospital de Cascais Dr. José de Almeida integra o top três do ranking anual de excelência, conquistando três estrelas em sete áreas de tratamento. Além disso, é um dos três hospitais a receber nota máxima - as três estrelas - na área do tratamento do Acidente Vascular Cerebral, doença do aparelho circulatório que é a principal causa de morte em Portugal. Nesta área clínica em específico foram avaliados os cuidados prestados durante o internamento, como a medicação, avaliação fisiátrica e a prescrição de terapêutica adequada no momento da alta para prevenir novas ocorrências.
A cirurgia do ambulatório, as unidades de cuidados intensivos, a área das histerectomias, os partos e cuidados pré-natal, o tratamento cirúrgico da fratura proximal do fémur e os cuidados neonatais foram as restantes áreas em que o hospital de Cascais alcançou nota máxima.
O sistema de avaliação de qualidade, criado pela ERS, analisa a excelência clínica dos hospitais através da avaliação de indicadores nas áreas de angiologia e cirurgia vascular, cardiologia, cirurgia de ambulatório, cirurgia cardíaca, cirurgia geral, cuidados intensivos, cuidados transversais, ginecologia, neurologia, obstetrícia, ortopedia e pediatria.