29/08/25

Vindimas seguem em ritmo intenso no Mosteiro de Santa Maria do Mar

O Mosteiro de Santa Maria do Mar, em Carcavelos, recebeu esta sexta-feira, dia 29 de agosto, a segunda vindima deste ano. O relógio marcava 08h00, quando os 80 voluntários participantes iniciaram a colheita das castas Galego Dourado e Arinto, que resultou em cerca de 3,5 toneladas de uvas para a produção do tradicional e generoso Vinho de Carcavelos.

“Eu sou residente aqui no concelho de Cascais e tenho aqui as hortas no Mosteiro e achei engraçada a iniciativa. Daí querer experimentar e ver como é que é isto de fazer as vindimas”, explicou Luciana Monteiro, umas das voluntárias que participou na colheita de hoje. Já José Maria, outro dos voluntários, afirmou que a razão de participar nesta vindima, para além do gosto pela atividade e pelo produto final, é o convívio. “Está tudo alegre, está tudo feliz, parece-me que anda tudo contente”, afirmou.

Além dos voluntários, esta iniciativa contou com a participação de Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Nunes, vereador da autarquia, e Luís Capão, diretor municipal de Ambiente e Sustentabilidade e presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente.

A vinha do Mosteiro de Santa Maria do Mar, com 2,7 hectares, é explorada em modo biológico e regenerativo e tem registado um crescimento anual na produção. Desde 2021, já foram colhidas mais de 20 toneladas de uvas, transformadas em mais de 16 mil litros de vinho em barrica.

“Nestas vindimas, destacamos a identidade de abertura à população que é, efetivamente, o mais importante”, sublinhou Nuno Maranha, das Terras de Cascais.

28/08/25

Festas do Mar 2025 começam hoje em Cascais

Cascais volta a ser palco de um dos maiores eventos gratuitos de verão: as Festas do Mar 2025. Entre 28 de agosto e 7 de setembro, a Baía, o Jardim Visconde da Luz e a Cidadela transformam-se em espaços de música, gastronomia, artesanato e tradição. 

O arranque faz-se com os concertos de LatteHMB e Pedro Abrunhosa, que sobem ao palco principal a partir das 19h00. Até ao final do festival, passam por Cascais nomes como D.A.M.A., Bárbara Bandeira, António Zambujo & Miguel Araújo, entre muitos outros artistas.Além da música, o evento conta com bancas de gastronomia e artesanato, bem como animação para famílias e espetáculos infantis. 

O encerramento, a 7 de setembro, será marcado pela Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes e pelo concerto da Orquestra Sinfónica de Cascais, momento que une cultura e tradição junto ao mar.

A entrada é livre e a organização recomenda o uso de transportes públicos para maior comodidade de todos os visitantes.

Cascais dá assim início a dez dias de festa que celebram a música, a comunidade e a proximidade ao Atlântico.





27/08/25

Taça de Cascais de regresso

 

A Taça de Cascais 2025 traz novamente o melhor do desporto local, nas modalidades de futebol de 11 e futsal, no escalão sénior masculino. Até ao próximo dia 8 de setembro, os melhores clubes do concelho cascalense lutam pelo troféu, com os jogos a serem disputados nos vários campos do município.

A Taça de Cascais é uma competição organizada pela Câmara Municipal de Cascais (Divisão de Desenvolvimento Desportivo), em parceria com a União de Clubes de Futebol e Futsal do Concelho de Cascais, e tem como principal objetivo proporcionar aos clubes locais uma oportunidade de se prepararem para a nova época desportiva, promovendo jogos competitivos que simulam as condições reais das competições oficiais.

Os jogos decorrerem nos diversos campos de futebol e futsal espalhados pelo concelho, garantindo que todas as equipas tenham a oportunidade de participar em partidas de alta qualidade, que promovem não só a competitividade, mas também o espírito de união e desportivismo entre os clubes locais.

A Taça de Cascais fomenta o desenvolvimento do desporto no concelho, criando um ambiente propício para o crescimento e valorização das equipas participantes e para preparar a nova época.

26/08/25

Jonet e as "meias-verdades" do projeto da Penha Longa

 


Um projeto urbanístico na Penha Longa, em Alcabideche, foi alvo de contestação pelo candidato à Câmara Municipal de Cascais, João Maria Jonet. Firmando-se, em publicação nas redes sociais, como oposto a “quaisquer projetos com um impacto significativo no Parque Natural”, urgiu a uma mudança de rumo mais equilibrada e sustentável.

O projeto em causa, promovido pela empresa Caesar Park Hotel Portugal S.A., previa um aparthotel de cinco estrelas com 150 unidades de alojamento (71 quartos e 79 apartamentos), até seis pisos de altura e mais de 30 mil metros quadrados de construção. Mas encontrou barreiras ao ter sido indeferido pela Câmara Municipal em agosto deste ano.

A decisão surgiu após a Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais ter recusado, em junho, emitir o parecer favorável que era condição obrigatória para a aprovação do licenciamento. Ainda que entidades como o Turismo de Portugal, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil ou as Infraestruturas de Portugal tenham dado pareceres favoráveis ou condicionados, a ausência desse parecer vinculativo inviabilizou o projeto.

Apesar da especulada “luz verde” sugerida pelo candidato, o processo foi, pelo contrário, travado por incumprimento das condicionantes ambientais.

A Penha Longa tem um histórico urbanístico de décadas, com o primeiro alvará emitido em 1997, durante a presidência de José Luís Judas. Desde então, vários projetos têm vindo a ser apresentados, com alguns a caducarem e outros a serem revalidados, mas sempre sujeitos aos pareceres ambientais.

Com as eleições à espreita, a intervenção de Jonet limitou-se a realçar números e cenários de impacto, omitindo o facto de que o licenciamento já tinha sido recusado e que a narrativa apresentada não corresponde ao estado atual do processo.

No dia seguinte à sua publicação inicial, a candidatura esclareceu, também nas redes sociais, que o Vice-Presidente da CM Cascais, Nuno Piteira Lopes, o tinha entretanto informado de que o processo em causa se encontrava indiferido devido à ausência do parecer obrigatório da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

22/08/25

Começam as vindimas em Cascais

 

O Mosteiro de Santa Maria do Mar, em Cascais, recebeu esta sexta-feira, 22 de agosto, mais uma vindima comunitária. Cerca de 60 voluntários participaram na colheita das castas Ratinho, e parte de Arinto, que resultou em cerca de 3,5 toneladas de uvas para a produção do Vinho de Carcavelos.

“Há esta questão muito importante para nós, que é a questão do impacto social e da identidade do território, das pessoas sentirem esta identidade do território e poderem participar numa atividade como esta”, referiu André Miguel, chefe de divisão das Terras de Cascais.

A atividade contou com a presença de Nuno Piteira Lopes, vice-presidente do Município, Luís Capão, diretor municipal de Ambiente e Sustentabilidade e presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, e dos voluntários.

A vinha do mosteiro, com 2,7 hectares, é explorada em modo biológico e regenerativo e tem registado um crescimento anual na produção. Desde 2021, já foram colhidas mais de 20 toneladas de uvas, transformadas em mais de 16 mil litros de vinho em barrica.

21/08/25

Leadership Summit Portugal 2025

 

O Leadership Summit regressa ao Casino Estoril, para a sua 9ª edição, no dia 25 de setembro de 2025, sob o tema “The Game of Leaders- New Rules for Politics, Earth, AI and Humans”.

Encontro que reúne líderes, especialistas e profissionais de diversas áreas, visa fomentar a produção e divulgação do conhecimento sobre liderança num mundo em constante transformação, através de conferências, debates e partilha de experiências.

20/08/25

Cascais em concurso de práticas sustentáveis na praia

 

Votação decorre até 30 de setembro

O Município de Cascais está presente no concurso “Amar a Praia” (promovido pelo Programa Bandeira Azul, em parceria com a P&G), com dois projetos de práticas sustentáveis a votação, que valorizam a biodiversidade e o ecossistema das praias do concelho: “Campanha de Segurança Balnear” e “Faz da Mudança a Tua Praia”.

A votação nos projetos vencedores decorre até ao dia 30 de setembro e pode ser feita AQUI

“Campanha de Segurança Balnear”
Este projeto consiste numa campanha educativa de sensibilização para alunos de 1.º ciclo do concelho de Cascais, realizada em praias do município. O objetivo passa por promover comportamentos seguros na praia, em colaboração com várias entidades como: Autoridade Marítima Local – Polícia Marítima de Cascais; Associação de Nadadores-salvadores Brave Heart; e Divisão de Juventude (DJUV) da Câmara Municipal de Cascais.

Ao longo da iniciativa, foram dinamizadas ações interativas sobre perigos costeiros, cuidados a ter na praia e abordado o Sistema de Aviso e Alerta de Tsunamis. A campanha incluiu também uma simulação de salvamento, reforçando-se a componente prática e o envolvimento de todos os participantes.

Praias onde decorreu a campanha: Carcavelos; São Pedro do Estoril; Conceição; e Tamariz.

“Faz da Mudança a Tua Praia”
Este projeto tem como objetivos: produzir a alteração de comportamentos; participar em causas sociais; e consciencializar para questões relacionadas com o lixo na praia, nomeadamente beatas. Em 2024, o Programa Maré Viva apanhou cerca de 385.000 beatas, tendo os jovens voluntários evitado que cerca de 19.250 maços de tabaco fossem parar ao mar. Cada beata de cigarro contamina até seis litros de água e demora entre 10 e 12 anos a desfazer-se, nunca chegando a decompor-se na totalidade. Esta recolha serve também para sensibilizar os fumadores a não atirarem beatas para o chão.

O Laboratório da Paisagem, em Guimarães, desenvolve o projeto E-Tijolo e pretendem, com a incorporação das beatas recolhidas, reduzir o consumo de energia necessário para fabrico dos tijolos em 60%. O Programa Maré Viva entrega as beatas recolhidas, anualmente, para este projeto.

Praias onde se realizou a recolha: Guincho; Conceição/Duquesa; Moitas; Tamariz; Poça; São Pedro do Estoril; e Carcavelos.

Sobre o concurso “Amar a Praia”
O concurso Amar a Praia, promovido pelo Programa Bandeira Azul, em parceria com a P&G, destaca e premeia práticas sustentáveis e que valorizam a biodiversidade e o ecossistema das praias, desenvolvidas por promotores, concessionários de praia ou qualquer entidade que se relacione com a gestão de zonas balneares costeiras ou do interior. Nesta 5ª edição, pretende-se realçar o amor pelas praias e partilhar as melhores, mais originais e mais sustentáveis provas desse amor.

19/08/25

LUMINA Festival da Luz- 8ª edição

 

LUMINA Festival da Luz regressa a Cascais para celebrar a 8ª edição.

O Festival prepara-se para transformar o município de Cascais no mais luminoso do país nos dias 12, 13 e 14 de setembro, com curadoria e produção "OCUBO".

O LUMINA é um evento gratuito e inclusivo, pensado para um público diversificado que se destaca pela ênfase na partilha e na participação, promovendo um maior acesso à arte e cultura.

Nesta edição poderá contar com obras contemplativas, escultóricas, interativas, imersivas, projeções de vídeo e performances ao vivo, que surpreenderão todos os visitantes com experiências sensoriais únicas e muita diversão para toda a família.

Entre 12 e 14 de setembro, não perca a viagem luminosa pelo coração de Cascais.

18/08/25

Cascais abre consulta pública para Plano de Gestão Florestal


Iniciativa decorre entre 18 de agosto e 22 de setembro

A partir de 18 de agosto e até 22 de setembro, estará em vigor a fase de consulta pública do Plano de Gestão Florestal de Cascais, um instrumento estratégico fundamental para a preservação, valorização e uso sustentável das áreas florestais do concelho. Ao todo, o plano abrange uma área significativa de 953,2 hectares de espaços naturais.

A consulta ao documento pode ser feita presencialmente, em Alcabideche. Para maior comodidade, está também disponível online, através dos sites da Cascais Ambiente e da Câmara Municipal de Cascais. Esta acessibilidade visa facilitar a participação dos munícipes e de todas as partes interessadas, promovendo uma cidadania ativa na gestão do território.

14/08/25

Ciclovia do Guincho ganha nova vida com obra sustentável

 Requalificação melhora segurança, mobilidade e preservação ambiental

A requalificação da ciclovia do Guincho, entre a Duna da Cresmina e a Estrada da Areia, está prestes a ser concluída. A intervenção, iniciada a 21 de abril de 2025, ficará concluída no próximo dia 14 de agosto, com a pintura da pista adiada para depois da época balnear, de forma a evitar constrangimentos à circulação.

Promovida pela Câmara Municipal de Cascais, esta obra representa um investimento de 233.016,02€ e está integrada no Plano de Gestão da Orla Costeira. O objetivo é reforçar a segurança, melhorar a drenagem e garantir uma melhor integração paisagística no corredor eólico Guincho-Cresmina, uma zona sensível, com elevada dinâmica dunar.

A antiga estrutura em madeira foi substituída por uma pista contínua em betuminoso, com separadores laterais em calcário, assegurando maior conforto e durabilidade. Toda a infraestrutura está preparada para receber nova iluminação pública com tecnologia fotovoltaica, mais eficiente e autónoma. Foi ainda instalado, pela primeira vez, um sistema de drenagem que permite a infiltração natural das águas pluviais, reduzindo o risco de erosão.

O novo traçado foi desenhado para oferecer menor resistência ao vento e evitar o acúmulo de areia sobre a via. Esta solução facilita a circulação, a limpeza e a manutenção, à semelhança do troço já requalificado entre o Forte da Cresmina e o restaurante Porto Santa Maria.


Nas próximas semanas, prosseguirão os trabalhos de instalação de iluminação, reposição de vedações e preparação do terreno para a plantação de espécies nativas no inverno de 2025/2026. Esta medida é essencial para recuperar as áreas temporariamente afetadas pela obra e reforçar a resiliência ecológica do sistema dunar.

Com esta intervenção, os utilizadores da ciclovia passam a dispor de um percurso mais seguro, confortável e ecológico, ideal para caminhadas, passeios de bicicleta e deslocações sustentáveis ao longo da costa.

13/08/25

Bombeiros de Carcavelos indignados com “mentiras” de António Pinto Pereira

 

Os Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana reagiram com indignação às declarações de António Pinto Pereira, candidato à Presidência da Câmara Municipal de Cascais, acusando-o de propagar “mentiras” sobre a requalificação do quartel.

Num vídeo gravado junto às traseiras das instalações, António Pinto Pereira afirmou que a Câmara “esbanjou um plano de financiamento de 2 milhões de euros da União Europeia para fazer a requalificação do quartel” e que “para não fazer um concurso público, a Câmara recusou essa verba”. Segundo o candidato, “acabou a Câmara por investir 400 mil euros do erário público, obrigando os bombeiros a contrair um financiamento bancário no valor de 600 mil euros”.

A resposta foi rápida e dura. Em vídeo, Paulo Santos, ex-comandante da corporação, lamentou que os bombeiros sejam “atirados para a política” e classificou as declarações do candidato como “um conjunto de mentiras” que poderiam ter sido facilmente evitadas se este tivesse entrado no quartel e pedido esclarecimentos.

Segundo o ex-comandante, todo o processo de requalificação foi uma iniciativa da Associação dos Bombeiros, que solicitou apoios à Câmara e contraiu, por decisão própria, um financiamento bancário. A escolha da Alves Ribeiro, disse, resultou de uma consulta a várias empresas, tendo sido selecionada a proposta mais vantajosa. “O quartel está em perfeitas condições”, reforçou.

As acusações de Pinto Pereira, contestadas pelos bombeiros, somam-se a outros episódios recentes em que o candidato foi alvo de desmentidos públicos por diversas entidades e personalidades. Para os Bombeiros de Carcavelos, este caso é mais um exemplo de aproveitamento político que desrespeita o trabalho e o papel dos bombeiros, especialmente numa altura em que estão empenhados no combate a incêndios em várias regiões do país.

12/08/25

Agosto nos Bairros 2025

 

Ação promove o bem-estar físico e emocional dos jovens

O Projeto Agosto nos Bairros é promovido pela Câmara Municipal de Cascais, em parceria com a Associação Helpo e a Cruz Vermelha Portuguesa – Costa do Estoril, através das Associações de Moradores dos Bairros de Alcoitão, Adroana, Cruz Vermelha, Zambujal e Rana e Atrozela.

O programa integra crianças dos 6 aos 12 anos de idade, residentes no concelho de Cascais, e visa promover o bem-estar físico e emocional das crianças/jovens, criar hábitos de vida saudáveis, estimular a sociabilização e o espírito de grupo, desenvolver competências pessoais e sociais e ainda, proporcionar momentos de lazer criativo e ativo.

O Agosto nos Bairros decorre ao longo de todo o mês e está a proporcionar às crianças e jovens diversas atividades, tanto nas Associações de Moradores, como nas praias e parques públicos do concelho e, ainda, atividades noutros locais lúdicos fora do concelho como Parques Aquáticos e o Badoca Park.

11/08/25

Cascais vai ter piscina de ondas e centro de surf

O concelho de Cascais vai acolher um centro de alto rendimento de surf com uma piscina de ondas de tecnologia avançada, na sequência da aprovação do Plano de Pormenor de Talaíde (PPT), publicada esta quarta-feira em Diário da República.

O projeto será implantado numa área de 90 mil metros quadrados, atualmente devoluta, entre o Taguspark, Sintra e Oeiras. O plano prevê, além do equipamento desportivo, zonas de comércio, serviços e várias zonas verdes de lazer e proteção ambiental.

Trata-se de um investimento privado, que posiciona a freguesia de São Domingos de Rana, como um novo polo desportivo, turístico e de sustentabilidade urbana.

Para o vice-presidente da Câmara de Cascais, Nuno Piteira Lopes, o impacto do projeto será transformador:“ Este novo centro de alto rendimento de surf, que integra uma piscina de ondas com a tecnologia mais avançada, posiciona Cascais na vanguarda da inovação desportiva. Este projeto representa um investimento estratégico que reforça a atratividade do concelho, dinamiza a economia local e melhora significativamente a qualidade de vida.”

Segundo o regulamento publicado, o plano estabelece parâmetros rigorosos de sustentabilidade ambiental e energética. Também a mobilidade será reforçada, não só a nível dos transportes públicos e da mobilidade leve, mas também o acesso rodoviário entre Talaíde e o concelho de Sintra será igualmente reforçado com uma nova via de Nível 3, garantindo maior acessibilidade ao novo polo urbano e desportivo.

O Plano de Pormenor de Talaíde conta com prazo de execução total de cinco anos, e compromete-se com a regeneração urbana, económica e com a melhoria da qualidade de vida do concelho.

08/08/25

Cascais reforça capacidade de resposta em situações de emergência

A capacidade de resposta às situações de emergência no concelho vai ser reforçada com a criação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) em cada uma das cinco corporações de bombeiros locais: Alcabideche, Carcavelos/São Domingos de Rana, Cascais, Estoril e Parede.

Apesar de o concelho não ter sido contemplado no concurso nacional promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a autarquia liderada por Carlos Carreiras decidiu avançar com esta medida estratégica, assumindo a totalidade dos custos associados à constituição destas novas equipas. O despacho foi assinado esta quarta-feira, 7 de agosto, após uma sessão de trabalho com os representantes das cinco corporações de bombeiros, que contou também com a presença do vice-presidente do Município, Nuno Piteira Lopes.

A proposta foi aprovada por unanimidade pelas corporações e será agora submetida a ratificação em Reunião de Câmara. Para José Gaspar, em representação do Secretariado dos Bombeiros do Concelho de Cascais, este reforço é essencial: “Só aumentando os nossos recursos é possível continuar a prestar o serviço ao nível que os cascalenses estão habituados. Uma necessidade justificada pelo aumento da população e crescimento do Turismo".

Desde 2022 que o concelho de Cascais dispõe de cinco Equipas de Intervenção Permanente, uma por cada Associação Humanitária de Bombeiros, compostas normalmente por cinco bombeiros profissionais. Estas equipas, fruto de uma parceria entre a autarquia e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, têm como missão garantir, de forma contínua, o socorro e proteção da população cascalense.

A criação destas novas equipas representa não apenas um reforço quantitativo, mas sobretudo um avanço na profissionalização e eficácia do dispositivo municipal de proteção civil. Um investimento estratégico, reconhecido como essencial para uma resposta mais rápida e eficaz às exigências crescentes que se colocam aos serviços de emergência, num concelho em constante evolução e com níveis de exposição cada vez maiores a fenómenos naturais extremos.

07/08/25

Bicicletas elétricas gratuitas para titulares do Cartão Viver Cascais

Já está disponível um novo benefício do Cartão Viver Cascais que permite a utilização gratuita de bicicletas elétricas durante 30 minutos por dia. A medida aplica-se exclusivamente à primeira viagem do dia e está acessível a todos os titulares do cartão, sejam residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho.

O benefício é válido apenas dentro do território de Cascais e não é acumulável. Ou seja, se a primeira viagem do dia tiver uma duração inferior a 30 minutos, o tempo restante não poderá ser utilizado mais tarde. Após os 30 minutos gratuitos, o tempo adicional é cobrado de acordo com a tabela de preços do operador Bird.

Para ativar a gratuitidade, é necessário:

– Instalar a aplicação Bird;

- Registar na aplicação BIRD com o mesmo email que usou na conta MyCascais associada ao Cartão Viver Cascais;

– Carregar no banner “ViverCascais”;

– Inserir as credenciais MyCascais;

O email utilizado no registo da aplicação Bird deve ser o mesmo que consta na conta MyCascais associada ao Cartão Viver Cascais. No caso de utilizadores menores de idade, a ativação do benefício requer a presença do Encarregado de Educação num balcão de atendimento, tal como já acontece no acesso aos transportes públicos.

A iniciativa integra a estratégia de promoção da mobilidade sustentável no concelho, disponibilizando uma alternativa de transporte acessível, partilhada e amiga do ambiente.

06/08/25

A música portuguesa regressa ao palco mais perto do Atlântico

O festival mais perto do oceano atlântico está de volta, e traz consigo oito noites do melhor que se faz na música portuguesa para animar o final de verão dos cascalenses.

Como já é habitual, as Festas do Mar trazem consigo propostas gastronómicas e de artesanato e muita animação entre o Jardim Visconde da Luz e a Cidadela de Cascais. Este ano, há cinco concertos diários, um dos quais para as crianças, em três palcos diferentes. Dia 7 de setembro, último dia de festival, realiza-se a Procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, um dos pontos altos das Festas do Mar. Como já é tradição, a festa termina com a Sinfónica de Cascais, que vai tocar o melhor da música portuguesa, e o fogo de artifício.

Todos os dias de concerto, das 12H00 às 01h00, entre o Jardim Visconde da Luz e a Cidadela de Cascais, há várias opções de gastronomia e artesanato para todos os gostos e idades. Nos dias sem concertos, o comércio funciona entre as 12h00 e as 22h00.

Para que todos possam ouvir os concertos principais, estes vão ser transmitidos ao vivo pelo parceiro de sempre, a RFM.

"Para Cascais, é o celebrar, em comunidade, daquilo que já é uma tradição no nosso concelho. Umas Festas já com várias décadas aqui no nosso concelho, onde temos o palco mais próximo do Atlântico, as maiores e melhores festas com acesso gratuito e com música totalmente portuguesa, onde misturamos o artesanato com a música, a gastronomia com a música, mas, acima de tudo, umas festas onde todos aqueles que aqui vêm, se sentem num ambiente tranquilo e divertido," disse Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, na conferência de imprensa de apresentação desta edição do festival.

A edição deste ano foi apresentada nesta segunda-feira, 4 de agosto, numa conferência de imprensa que contou com a presença de Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Bernardo Corrêa de Barros, presidente do Turismo de Cascais, e de vários artistas e patrocinadores que vão marcar presença nas Festas do Mar. Bárbara Bandeira, HMB, Santos & Pecadores, João Só, Carlota Ulrich e o Maestro Nikolay Lalov contaram o que representa para si atuar neste palco, prometendo concertos imperdíveis para o festival mais perto do Atlântico.

Os concertos decorrem nas noites de 28 a 31 de agosto e de 4 a 7 de setembro. Nestes dias, a partir das 17h00, a animação é sem parar.

Cartaz das Festas do Mar 2025:

Palco Cascais - 19h00 | 20h00 | 22h00
28 de agosto - Latte | HMB | Pedro Abrunhosa
29 de agosto - Duque Província | Carolina de Deus | Rui Veloso 
30 de agosto - Filipe Gonçalves | Capitão Fausto | António Zambujo e Miguel Araújo “Os Coliseus vão à Baía”
31 de agosto - Sofia Hoffman | Vizinhos | Bárbara Bandeira

4 de setembro - Bianca Barros | João Só | Richie Campbell
5 de setembro - Diamantina e Tiago Correia - Fado à Janela (18h30) | Isabelinha | Ricardo Ribeiro | Carminho
6 de setembro - Charli Elle | Santos & Pecadores | D.A.M.A.
7 de setembro - Rui Remix | Ténis Bar | Sinfónica de Cascais “toca o melhor da música portuguesa”

05/08/25

Todos, Todos, Todos!” – A memória gravada num livro

Foi um daqueles dias que ficam. Gravado nas ruas. Na alma. No coração de todos, todos, todos. A 3 de agosto de 2023, Cascais recebeu o Papa Francisco, num abraço coletivo que uniu gerações, culturas e esperanças. Dois anos depois, no mesmo dia e no mesmo espírito, o concelho voltou a reunir-se — agora para lançar o livro "TODOS, TODOS, TODOS! Cascais na Jornada Mundial da Juventude 2023".

O lançamento decorreu na Casa Sommer, com a presença de Carlos Carreiras, presidente da autarquia, Rafael Neto, coordenador da obra e adjunto do presidente da CMC, o reverendo D. Alexandre Palma, Bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Direção da Fundação JMJ, Francisco Kreye, vereador, e Miguel Ribeiro Ferreira, presidente da Scholas Ocurrentes Cascais. Mais do que uma cerimónia, foi um reencontro com memórias vivas: das vozes dos peregrinos, dos sorrisos dos voluntários, do acolhimento generoso das famílias, das mãos discretas das equipas municipais — todos com lugar neste livro.

A obra inspira-se na frase que ecoou por todo o país, dita pelo Papa Francisco e repetida de coração cheio: “Todos, Todos, Todos!” — não só como lema, mas como promessa de inclusão, fé e partilha. Com fotografias, relatos e contributos sentidos, o livro torna tangível a emoção de uma semana única e o papel central de Cascais como território de acolhimento de milhares de jovens vindos dos quatro cantos do mundo.

O livro está disponível para compra na Livraria Municipal de Cascais (na Casa Sommer), em lojas municipais com consignação e na Livraria Digital de Cascais. Para quem preferir apenas consultar a obra, poderá fazer nas Bibliotecas Municipais de Cascais.

04/08/25

Talenta-te 2025 distingue dois vencedores em noite memorável na FIARTIL

Terminou, dia 31 de julho, com casa cheia na FIARTIL, Feira de Artesanato do Estoril, mais uma edição do concurso Talenta-te, uma competição musical promovida pelo Município de Cascais, em parceria com a DNA Cascais, que revelou grandes talentos do concelho. O júri surpreendeu ao anunciar dois vencedores, Mafalda Costa e Diogo Oliveira, que conquistaram o público e os jurados com atuações intensas e cheias de personalidade.

A final começou com uma atuação especial dos jurados Henrique Gonçalves, da banda Duque Província, Zé Vargas e Maria Castro, que subiram ao palco e deram início à noite com um momento musical muito aplaudido.

Ambos os vencedores receberam prémios monetários e garantiram presença no palco Super Bock das Festas do Mar, onde terão a oportunidade de atuar num ambiente de grande visibilidade.

O pódio ficou completo com Zayra, que conquistou o terceiro lugar graças à sua voz marcante e originalidade. Tal como os restantes finalistas distinguidos, Zayra foi também premiada com um prémio monetário, reconhecendo o seu desempenho ao longo do concurso.

O Talenta-te “é um concurso que ajuda a desenvolver os jovens na área artística e também a saber lidar com as suas frustrações”, afirmou Rita Luz, gestora do concurso. Assim, ao longo das várias fases que constituem o concurso, o Município proporciona aos jovens um espaço de descoberta e afirmação, promovendo não só o seu talento musical, mas também competências como a resiliência ou a coragem.

01/08/25

Cidade das Profissões de Cascais testa novo formato com Art Well-Being Café

Na tarde desta terça-feira, 29 de julho, a Cidade das Profissões de Cascais acolheu uma experiência inovadora: o Art Well-Being Café. Num ambiente descontraído e acolhedor, esta iniciativa trouxe um novo formato que não se enquadra em workshops ou formações tradicionais, mas sim num espaço de encontro informal dedicado ao bem-estar e à expressão artística.

“Este Art Well-Being café é uma sessão piloto, em fase de experimentação, onde as pessoas são convidadas a participar em atividades artísticas mais expressivas e sem preocupações técnicas”, referiu Ana Silvestre Daun, formadora e técnica da Divisão de Empregabilidade e Promoção de Talento da Câmara Municipal de Cascais. Este projeto nasceu, assim, da necessidade sentida, na Cidade das Profissões, “de existir um espaço diferente, com foco na criatividade informal e no bem-estar dos participantes”, acrescentou a formadora, referindo que é uma ideia completamente diferente dos workshops promovidos pela Cidade das Profissões, onde existe uma preocupação de transmitir conhecimento técnico e estruturado. 

Transformando a sala habitual num verdadeiro café de convívio, o Art Well-Being Café convidou o grupo heterogéneo - de diferentes formações académicas e faixa etária dos 20 aos 70 anos - a mergulharem numa experiência diferente. Com mesas, cadeiras, puffs e uma seleção cuidadosa de livros inspiradores e materiais de pintura, desenho e colagem, o espaço propiciou momentos de relaxamento e criatividade.

Os participantes puderam escolher entre diversas atividades artísticas, classificadas como “Aperitivos” e “Pratos Principais” no menu artístico, que abrangeu vários estilos inspirados em artistas como Hundertwasser, poetas visuais portugueses, Louise Bourgeois, Pollock, entre outros, artesanato e práticas ancestrais de diferentes países e culturas.Mais do que o resultado das criações, o foco esteve na experiência de fruição e conforto proporcionada pelo encontro.

Regina Rauta, recém-chegada do Brasil, confessou entusiasmada que adorou a experiência, pois, para além de desenvolver a criatividade, “esta foi também uma oportunidade de conhecer outras pessoas e um pouco da região de Cascais”, facilitando, assim, a sua integração.

Para Carla Silva, esta experiência permitiu-lhe “deitar cá para fora toda a minha criatividade e desenvolver, sem pensar, essa necessidade de expressão artística a que não consigo estar atenta no meu dia-a-dia”. 

O desfecho da tarde contou com a partilha das vivências e dos trabalhos realizados, fortalecendo o espírito comunitário e a troca de emoções e autoconhecimento entre os participantes.