07/08/25

Bicicletas elétricas gratuitas para titulares do Cartão Viver Cascais

Já está disponível um novo benefício do Cartão Viver Cascais que permite a utilização gratuita de bicicletas elétricas durante 30 minutos por dia. A medida aplica-se exclusivamente à primeira viagem do dia e está acessível a todos os titulares do cartão, sejam residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho.

O benefício é válido apenas dentro do território de Cascais e não é acumulável. Ou seja, se a primeira viagem do dia tiver uma duração inferior a 30 minutos, o tempo restante não poderá ser utilizado mais tarde. Após os 30 minutos gratuitos, o tempo adicional é cobrado de acordo com a tabela de preços do operador Bird.

Para ativar a gratuitidade, é necessário:

– Instalar a aplicação Bird;

- Registar na aplicação BIRD com o mesmo email que usou na conta MyCascais associada ao Cartão Viver Cascais;

– Carregar no banner “ViverCascais”;

– Inserir as credenciais MyCascais;

O email utilizado no registo da aplicação Bird deve ser o mesmo que consta na conta MyCascais associada ao Cartão Viver Cascais. No caso de utilizadores menores de idade, a ativação do benefício requer a presença do Encarregado de Educação num balcão de atendimento, tal como já acontece no acesso aos transportes públicos.

A iniciativa integra a estratégia de promoção da mobilidade sustentável no concelho, disponibilizando uma alternativa de transporte acessível, partilhada e amiga do ambiente.

06/08/25

A música portuguesa regressa ao palco mais perto do Atlântico

O festival mais perto do oceano atlântico está de volta, e traz consigo oito noites do melhor que se faz na música portuguesa para animar o final de verão dos cascalenses.

Como já é habitual, as Festas do Mar trazem consigo propostas gastronómicas e de artesanato e muita animação entre o Jardim Visconde da Luz e a Cidadela de Cascais. Este ano, há cinco concertos diários, um dos quais para as crianças, em três palcos diferentes. Dia 7 de setembro, último dia de festival, realiza-se a Procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, um dos pontos altos das Festas do Mar. Como já é tradição, a festa termina com a Sinfónica de Cascais, que vai tocar o melhor da música portuguesa, e o fogo de artifício.

Todos os dias de concerto, das 12H00 às 01h00, entre o Jardim Visconde da Luz e a Cidadela de Cascais, há várias opções de gastronomia e artesanato para todos os gostos e idades. Nos dias sem concertos, o comércio funciona entre as 12h00 e as 22h00.

Para que todos possam ouvir os concertos principais, estes vão ser transmitidos ao vivo pelo parceiro de sempre, a RFM.

"Para Cascais, é o celebrar, em comunidade, daquilo que já é uma tradição no nosso concelho. Umas Festas já com várias décadas aqui no nosso concelho, onde temos o palco mais próximo do Atlântico, as maiores e melhores festas com acesso gratuito e com música totalmente portuguesa, onde misturamos o artesanato com a música, a gastronomia com a música, mas, acima de tudo, umas festas onde todos aqueles que aqui vêm, se sentem num ambiente tranquilo e divertido," disse Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, na conferência de imprensa de apresentação desta edição do festival.

A edição deste ano foi apresentada nesta segunda-feira, 4 de agosto, numa conferência de imprensa que contou com a presença de Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Bernardo Corrêa de Barros, presidente do Turismo de Cascais, e de vários artistas e patrocinadores que vão marcar presença nas Festas do Mar. Bárbara Bandeira, HMB, Santos & Pecadores, João Só, Carlota Ulrich e o Maestro Nikolay Lalov contaram o que representa para si atuar neste palco, prometendo concertos imperdíveis para o festival mais perto do Atlântico.

Os concertos decorrem nas noites de 28 a 31 de agosto e de 4 a 7 de setembro. Nestes dias, a partir das 17h00, a animação é sem parar.

Cartaz das Festas do Mar 2025:

Palco Cascais - 19h00 | 20h00 | 22h00
28 de agosto - Latte | HMB | Pedro Abrunhosa
29 de agosto - Duque Província | Carolina de Deus | Rui Veloso 
30 de agosto - Filipe Gonçalves | Capitão Fausto | António Zambujo e Miguel Araújo “Os Coliseus vão à Baía”
31 de agosto - Sofia Hoffman | Vizinhos | Bárbara Bandeira

4 de setembro - Bianca Barros | João Só | Richie Campbell
5 de setembro - Diamantina e Tiago Correia - Fado à Janela (18h30) | Isabelinha | Ricardo Ribeiro | Carminho
6 de setembro - Charli Elle | Santos & Pecadores | D.A.M.A.
7 de setembro - Rui Remix | Ténis Bar | Sinfónica de Cascais “toca o melhor da música portuguesa”

05/08/25

Todos, Todos, Todos!” – A memória gravada num livro

Foi um daqueles dias que ficam. Gravado nas ruas. Na alma. No coração de todos, todos, todos. A 3 de agosto de 2023, Cascais recebeu o Papa Francisco, num abraço coletivo que uniu gerações, culturas e esperanças. Dois anos depois, no mesmo dia e no mesmo espírito, o concelho voltou a reunir-se — agora para lançar o livro "TODOS, TODOS, TODOS! Cascais na Jornada Mundial da Juventude 2023".

O lançamento decorreu na Casa Sommer, com a presença de Carlos Carreiras, presidente da autarquia, Rafael Neto, coordenador da obra e adjunto do presidente da CMC, o reverendo D. Alexandre Palma, Bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Direção da Fundação JMJ, Francisco Kreye, vereador, e Miguel Ribeiro Ferreira, presidente da Scholas Ocurrentes Cascais. Mais do que uma cerimónia, foi um reencontro com memórias vivas: das vozes dos peregrinos, dos sorrisos dos voluntários, do acolhimento generoso das famílias, das mãos discretas das equipas municipais — todos com lugar neste livro.

A obra inspira-se na frase que ecoou por todo o país, dita pelo Papa Francisco e repetida de coração cheio: “Todos, Todos, Todos!” — não só como lema, mas como promessa de inclusão, fé e partilha. Com fotografias, relatos e contributos sentidos, o livro torna tangível a emoção de uma semana única e o papel central de Cascais como território de acolhimento de milhares de jovens vindos dos quatro cantos do mundo.

O livro está disponível para compra na Livraria Municipal de Cascais (na Casa Sommer), em lojas municipais com consignação e na Livraria Digital de Cascais. Para quem preferir apenas consultar a obra, poderá fazer nas Bibliotecas Municipais de Cascais.

04/08/25

Talenta-te 2025 distingue dois vencedores em noite memorável na FIARTIL

Terminou, dia 31 de julho, com casa cheia na FIARTIL, Feira de Artesanato do Estoril, mais uma edição do concurso Talenta-te, uma competição musical promovida pelo Município de Cascais, em parceria com a DNA Cascais, que revelou grandes talentos do concelho. O júri surpreendeu ao anunciar dois vencedores, Mafalda Costa e Diogo Oliveira, que conquistaram o público e os jurados com atuações intensas e cheias de personalidade.

A final começou com uma atuação especial dos jurados Henrique Gonçalves, da banda Duque Província, Zé Vargas e Maria Castro, que subiram ao palco e deram início à noite com um momento musical muito aplaudido.

Ambos os vencedores receberam prémios monetários e garantiram presença no palco Super Bock das Festas do Mar, onde terão a oportunidade de atuar num ambiente de grande visibilidade.

O pódio ficou completo com Zayra, que conquistou o terceiro lugar graças à sua voz marcante e originalidade. Tal como os restantes finalistas distinguidos, Zayra foi também premiada com um prémio monetário, reconhecendo o seu desempenho ao longo do concurso.

O Talenta-te “é um concurso que ajuda a desenvolver os jovens na área artística e também a saber lidar com as suas frustrações”, afirmou Rita Luz, gestora do concurso. Assim, ao longo das várias fases que constituem o concurso, o Município proporciona aos jovens um espaço de descoberta e afirmação, promovendo não só o seu talento musical, mas também competências como a resiliência ou a coragem.

01/08/25

Cidade das Profissões de Cascais testa novo formato com Art Well-Being Café

Na tarde desta terça-feira, 29 de julho, a Cidade das Profissões de Cascais acolheu uma experiência inovadora: o Art Well-Being Café. Num ambiente descontraído e acolhedor, esta iniciativa trouxe um novo formato que não se enquadra em workshops ou formações tradicionais, mas sim num espaço de encontro informal dedicado ao bem-estar e à expressão artística.

“Este Art Well-Being café é uma sessão piloto, em fase de experimentação, onde as pessoas são convidadas a participar em atividades artísticas mais expressivas e sem preocupações técnicas”, referiu Ana Silvestre Daun, formadora e técnica da Divisão de Empregabilidade e Promoção de Talento da Câmara Municipal de Cascais. Este projeto nasceu, assim, da necessidade sentida, na Cidade das Profissões, “de existir um espaço diferente, com foco na criatividade informal e no bem-estar dos participantes”, acrescentou a formadora, referindo que é uma ideia completamente diferente dos workshops promovidos pela Cidade das Profissões, onde existe uma preocupação de transmitir conhecimento técnico e estruturado. 

Transformando a sala habitual num verdadeiro café de convívio, o Art Well-Being Café convidou o grupo heterogéneo - de diferentes formações académicas e faixa etária dos 20 aos 70 anos - a mergulharem numa experiência diferente. Com mesas, cadeiras, puffs e uma seleção cuidadosa de livros inspiradores e materiais de pintura, desenho e colagem, o espaço propiciou momentos de relaxamento e criatividade.

Os participantes puderam escolher entre diversas atividades artísticas, classificadas como “Aperitivos” e “Pratos Principais” no menu artístico, que abrangeu vários estilos inspirados em artistas como Hundertwasser, poetas visuais portugueses, Louise Bourgeois, Pollock, entre outros, artesanato e práticas ancestrais de diferentes países e culturas.Mais do que o resultado das criações, o foco esteve na experiência de fruição e conforto proporcionada pelo encontro.

Regina Rauta, recém-chegada do Brasil, confessou entusiasmada que adorou a experiência, pois, para além de desenvolver a criatividade, “esta foi também uma oportunidade de conhecer outras pessoas e um pouco da região de Cascais”, facilitando, assim, a sua integração.

Para Carla Silva, esta experiência permitiu-lhe “deitar cá para fora toda a minha criatividade e desenvolver, sem pensar, essa necessidade de expressão artística a que não consigo estar atenta no meu dia-a-dia”. 

O desfecho da tarde contou com a partilha das vivências e dos trabalhos realizados, fortalecendo o espírito comunitário e a troca de emoções e autoconhecimento entre os participantes.