13/08/25

Bombeiros de Carcavelos indignados com “mentiras” de António Pinto Pereira

 

Os Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana reagiram com indignação às declarações de António Pinto Pereira, candidato à Presidência da Câmara Municipal de Cascais, acusando-o de propagar “mentiras” sobre a requalificação do quartel.

Num vídeo gravado junto às traseiras das instalações, António Pinto Pereira afirmou que a Câmara “esbanjou um plano de financiamento de 2 milhões de euros da União Europeia para fazer a requalificação do quartel” e que “para não fazer um concurso público, a Câmara recusou essa verba”. Segundo o candidato, “acabou a Câmara por investir 400 mil euros do erário público, obrigando os bombeiros a contrair um financiamento bancário no valor de 600 mil euros”.

A resposta foi rápida e dura. Em vídeo, Paulo Santos, ex-comandante da corporação, lamentou que os bombeiros sejam “atirados para a política” e classificou as declarações do candidato como “um conjunto de mentiras” que poderiam ter sido facilmente evitadas se este tivesse entrado no quartel e pedido esclarecimentos.

Segundo o ex-comandante, todo o processo de requalificação foi uma iniciativa da Associação dos Bombeiros, que solicitou apoios à Câmara e contraiu, por decisão própria, um financiamento bancário. A escolha da Alves Ribeiro, disse, resultou de uma consulta a várias empresas, tendo sido selecionada a proposta mais vantajosa. “O quartel está em perfeitas condições”, reforçou.

As acusações de Pinto Pereira, contestadas pelos bombeiros, somam-se a outros episódios recentes em que o candidato foi alvo de desmentidos públicos por diversas entidades e personalidades. Para os Bombeiros de Carcavelos, este caso é mais um exemplo de aproveitamento político que desrespeita o trabalho e o papel dos bombeiros, especialmente numa altura em que estão empenhados no combate a incêndios em várias regiões do país.