29/12/17

Novas Soluções De Mobilidade Cascais-Lisboa São o Desafio De 2018


Se o século XIX ficou marcado pela Revolução Industrial e século XX pelos surgimento de novos mecanismos de comunicação global, como a televisão, por exemplo, o século XXI enfrenta, agora, o desafio da mobilidade.
Hoje em dia está mais fácil viajarmos pelo mundo, mas a mobilidade nos grandes centros urbanos está cada vez mais condicionada. Há, por isso, a obrigação de criar novas soluções de transporte, que sejam sustentáveis e capazes de dar resposta às mais variadas necessidades das pessoas. 
Neste "combate" Cascais tem estado na "linha da frente", quer seja através da criação de um modelo inovador como a MobiCascais, quer seja na defesa de melhores transportes públicos na ligação do concelho a Lisboa, quer seja, também, na apresentação de novas infraestruturas de mobilidade.
Carlos Carreiras, Presidente da Câmara de Cascais, tem, por diversas vezes, trazido este debate para a praça pública, exigindo do poder central mais atenção para estas questões e em especial para a chamada "linha de Cascais". No seu artigo de opinião desta semana, no Jornal I, Carreiras apresenta uma nova solução o BRT (Bus Rapid Transit). O BTR é um autocarro que circula em linhas próprias, evitando assim as filas e o trânsito com que os autocarros "convencionais" se deparam - é algo muito semelhante ao metro de superfície. Este sistema já está implementado, com bons resultados, em cidades como Paris, Barcelona, Helsínquia e Rio de Janeiro é extremamente económico, amigo do ambiente e dos utentes com dificuldades motoras.
Carlos Carreiras, no seu artigo, aponta a A5 como principal eixo para o BTR, mas vê também com bons olhos outras soluções, desde que sirvam os interesses dos 3 concelhos (Cascais, Oeiras e Lisboa).
2018, segundo escreveu o edil cascalense, poderá ser um ano de grandes mudanças na mobilidade metropolitana. A bem de todos, oxalá que tenha razão.

28/12/17

Carlos Carreiras Disponibiliza 10 Novos Carros de Patrulha à PSP de Cascais


Segundo as noticias que têm vindo a público, a policia em Cascais está com uma crise na sua frota automóvel. Entre viaturas avariadas e outras acidentadas, restam apenas 2 para servir todo o concelho.
Esta é uma situação bastante preocupante, pois compromete, não só a segurança de todos os munícipes, como também o bom funcionamento rodoviário no concelho.
Perante tamanho desleixo por parte do Ministério da Administração Interna, a Câmara de Cascais, através do seu Presidente, já fez saber que está disposta a ajudar as forças de segurança, colocando ao dispor destas, seja por compra ou através de um regime de ALD (com manutenção incluída), 10 carros de patrulha.
A decisão está agora do lado do Ministro Eduardo Cabrita, que decidirá se aceita ou não a oferta da autarquia cascalense.

27/12/17

CM Cascais Lança Campanha De Solidariedade Para Ajudar As Vitimas Dos Incêndios

É com a frase "Com a Alma no Litoral e o Coração no Interior" que a CM Cascais arranca com mais uma brilhante acção de solidariedade.
Esta não é a primeira vez que Cascais diz "presente" na ajuda às vitimas dos incêndios deste ano, pois no final de Novembro a Câmara de Cascais ofereceu ao Concelho da Pampilhosa da Serra mais de 1500 árvores e vários animais para ajudar este município a voltar à normalidade - pode consultar essa notícia aqui.
Desta vez a CM Cascais apela a todos os cascalenses e a quem se queira juntar a esta iniciativa, sejam particulares ou empresas, que doem materiais de construção (para ajudar a reconstruir as casas), animais de quinta e criação (para reiniciar as pequenas economias familiares) e espécies vegetais/árvores/arbustos (para começar a reflorestar o país). Para além destes bens, também serão aceites ração para animais e máquinas agrícolas.
Para ajudar basta dirigir-se ao Complexo Multi-serviços da Câmara Municipal de Cascais, em Adrona, que é o ÚNICO local de recolha, e entregar os seus donativos, que, por questões de transparência, ficarão expostos.
Para mais informações poderá contactar a CM Cascais através do número 800203186.
O Cascais em Reflexão apoia esta iniciativa partilhando-a, e os seus editores entregarão, de forma anónima, alguns dos bens solicitados. Faça também o mesmo!

22/12/17

Cascais Aposta Na Tecnologia Como Prevenção Aos Incêndios


No combate aos incêndios florestais, Cascais aposta na tecnologia como ferramenta de prevenção.
A Smart Forest, um dos projectos vencedores na Big Smart Cities, é um software de inteligência artificial que tem como objectivo diminuir o risco de incêndio através da análise e interpretação, em tempo real, de dados recolhidos através de vários sensores IoT colocados em pontos estratégicos.
A Quinta do Pisão, em Cascais, foi a primeira a zona do concelho a ter cobertura desta nova tecnologia, mas sabemos que a CM de Cascais, que tem apostado na inovação tecnológica como alavanca de desenvolvimento, irá expandir a outras zonas.
Esta é a primeira implantação desta Start Up nacional, confirmando assim a tendência de Cascais como a principal "cidade experimental" do país.

20/12/17

Linha de Cascais: Carreiras Exige Mais do Governo


Na sua crónica semanal no Jornal I, Carlos Carreiras, Presidente da Câmara de Cascais, desferiu fortes acusações ao Ministro Pedro Marques, apontando-o como principal culpado por alguma catástrofe que possa vir a acontecer na linha ferroviária de Cascais, que, segundo o próprio, só não aconteceu devido ao brio e ao profissionalismo das pessoas que todos os dias nela trabalham.
Não é novidade para ninguém que a chamada "linha de Cascais" está obsoleta, perigosa e incapaz de servir o cidadão como merece. Esta é também a visão do edil cascalense, que culpa os vários governos pelo abandono que levou a "linha" a este estado, e aponta o actual de pouco fazer para a salvar.
No texto  que pode ser consultado aqui, Carreiras refere que parte das obras orçamentadas e previstas anteriormente foram postas de lado pelo Ministro Pedro Marques, tendo este optado por obras e modificações de embelezamento, como a compra de comboios em segunda-mão a Espanha, que custarão metade do dinheiro previsto anteriormente e que não resolverão nenhum problema estrutural ou de fundo.
Numa altura em que a autarquia está a fazer um grande investimento na mobilidade, apostando, inclusive, em novas alternativas viárias e na tecnologia, o Presidente cascalense exige do governo que acompanhe o esforço, mostrando-se disponível para ajudar em tudo que for possível.

19/12/17

A5: Faixa Para Transportes Públicos Ganha Força

A vontade política de Cascais, Oeiras e Lisboa será determinante para a realização deste projecto, que já tem 3 décadas de avanços e de recuos.
Segundo avançou o Jornal Económico, que cita Fernando Medina, edil da Câmara Municipal de Lisboa, esta solução de mobilidade está cada vez mais próxima de se tornar uma realidade. Pelas palavras do autarca lisboeta, o entendimento entre a sua autarquia e a de Cascais é total, faltando apenas o "ok" de Isaltino Morais, presidente da CM de Oeiras, para que o projecto arranque de vez.
Esta solução incentivará a um maior uso dos transportes públicos, o que permitirá a milhares de Cascalenses fazer, de uma forma mais confortável e económica, uma das autoestradas mais movimentadas do país. Com esta nova faixa, o trajecto em autocarro, de Cascais ao coração de Lisboa, como do coração de Lisboa a Cascais, será feito em pouco mais de 30 minutos.

18/12/17

Cascalenses Vão Pagar Menos IMI

É já em 2018 que os Cascalenses vão pagar menos de IMI. Esta decisão, que foi aprovada na reunião de Câmara da passada semana, significa uma dispensa por parte da autarquia de uma importante parcela nas contas da Câmara Municipal de Cascais.
Mas o alívio às famílias não se fica só pelo ano de 2018, pois ficou estipulado que em todos os 4 anos deste mandato o IMI descerá uma casa decimal.
Esta é uma medida que poupará às famílias do concelho vários milhões de euros, e que, por esse motivo, merece do Cascais em Reflexão uma nota bastante positiva.



17/12/17

Prestigiada Universidade Americana Abre Polo Em Cascais



A Singularity University, de Silicone Valley, na Califórnia, anunciou durante a semana passada uma parceria com a Câmara Municipal de Cascais, com a Nova SBE e com a Beta-I.
Esta prestigiada Universidade americana, importantíssima na formação de alguns maiores quadros de grandes empresas tecnológicas da Bay Area, como a Google, a Apple, o Facebook, etc, e que tem um estreito protocolo de cooperação com a NASA, irá lançar duas iniciativas no nosso país, a  SingularityU Global Impact Challenge e o SingularityU Portugal Summit. O objectivo destas iniciativas é potenciar inovações disruptivas, para atacar e resolver os maiores problemas com que o mundo se confronta, nos campos da energia, ambiente, alimentação, abrigo, espaço, água, desastres naturais, organização, saúde, educação, prosperidade e segurança.
A presença deste novo Polo Académico vem de encontro ao posicionamento que Cascais tem apostado nos últimos tempos, ser um dos centros académicos de referência mundial.
Esta é, sem dúvida, uma noticia excelente para o nosso concelho.

15/12/17

Resultados do Orçamento Participativo Conhecidos Hoje

Hoje, pelas 21h no Mercado da Vila, vamos todos ficar a saber quais os projectos vencedores no Orçamento Participativo de 2017.
Esta é uma edição que fica marcada por ser a maior participação de sempre, quer ao nível de votantes, como também de investimento e de propostas.
A todos os que participaram neste acto cívico, o Cascais em Reflexão deseja-lhes as maiores felicidades e sorte para os seus projectos.

14/12/17

Igreja Matriz de Cascais Classificada Como Monumento de Interesse Público

A Igreja Matriz de Cascais foi classificada, pelo Ministério da Cultura, como Monumento de Interesse Público.
A classificação, que foi publicada recentemente em Diário da Republica, foi justificada por se tratar de um monumento que "resulta da reconstrução seiscentista de um templo já existente no século XVI", tal como se pode ler na respectiva portaria do DR.
O contraste da simplicidade exterior com a soberba e luxuosa decoração interior, foi fortemente destacado, tendo por isso um papel determinante na atribuição desta distinção.
Esta é uma noticia que deve encher de orgulho e satisfação todos os cascalenses e todos aqueles que, tal como nós, gostam de Cascais.

13/12/17

PAN Quer que CMC Gaste 1,2M€ em Assessoria Externa


Deputado Municipal do PAN quer que a CM de Cascais gaste 1,2 milhões de euros, durante este mandato, em assessoria externa para apoio na Assembleia Municipal.
Recentemente o Jornal Sol denunciou o esquema montado pelo actual Primeiro Ministro, aquando a sua liderança na Câmara Municipal de Lisboa, para financiar assessores externos a todos os partidos representados na Assembleia Municipal da capital. Segundo o Sol, estes assessores auferem, cada um, cerca de 3.750,00€/mês. Este caso, que até agora apenas se registou em Lisboa, é, claramente, um custo enorme para o erário público e sem nenhuma justificação plausível.

Segundo o Jornal I, o Deputado Municipal do PAN em Cascais, Francisco Guerreiro, terá sugerido à CM de Cascais um esquema semelhante ao usado na capital, pretendendo, assim, que todos os partidos representados na Assembleia Municipal de Cascais pudessem ter um assessor externo. Segundo a peça jornalística, que pode ser consultada aqui, tanto o Vereador responsável pelo pelouro financeiro, Nuno Piteira Lopes, como o Presidente da CMC, Carlos Carreiras, colocaram de parte essa questão, tendo o edil, inclusivamente, afirmado que  todos os deputados “devem exercer o cargo para que foram eleitos assumindo as responsabilidades de acordo com as regras”.

12/12/17

Estrelas Michelin À Solta No Estoril


De sexta a domingo, 6 dos melhores chefes nacionais, juntamente com vários empresários ligados ao ramo da restauração e figuras de referência no lifestyle nacional, estarão no Centro de Congressos do Estoril a participar no evento Cascais Gastronómica 2017.
O Cascais Gastronómica 2017, que contará com showcookings, degustação de produtos gourmet e com várias conferências, promete ser um autêntico festival de sentidos, pois para além dos sabores e aromas, o evento promete despertar agradáveis sensações visuais e auditivas.
Os preços variam entre os 5€, para um dia, e 12€, para os três dias. Há também preços especiais para famílias. Para mais informações e compra de bilhetes, os interessados devem aceder o site do Cascais Gastronómica 2017 (aqui).
Este é, mais um, evento a não perder.

11/12/17

Cascais Assume Necessidade de Reforma da Associação Nacional de Municípios


No passado dia 9, sábado, no Congresso da Associação Nacional de Municípios de Portugal (ANMP), Carlos Carreiras assumiu a sua frustração com o baixo desempenho da ANMP e como a descentralização tem sido gerida pelos vários governos, sugerindo, por isso, um novo modelo como alternativa ao ineficaz formato.
Foi em Portimão que o Presidente da CM de Cascais cessou as suas funções como Presidente da Mesa do Congresso da ANMP. Nas palavras de despedida, Carreiras, que sai por sua vontade, assumiu que o faz para se "dedicar em exclusivo a Cascais".
Mas nem só de despedidas se fez o discurso de Carlos Carreiras. O edil de Cascalense endereçou duras criticas à forma inerte como a ANMP tem actuado e à gestão dos vários governos, com destaque ao actual, que acusa de andar "para trás e para o lado", no que toca à descentralização e ao constante incumprimento da Lei das Finanças Locais.
Mas como "para grandes males grandes remédios", Carreiras apresentou um modelo a que chamou "G15+15 Municipal" que será composto, caso avance, pelas 15 autarquias com mais de 150 mil habitantes e pelas 15 capitais de distrito.
Este grupo "informal" não terá a função de criar uma força paralela à ANMP, mas sim criar soluções de entendimento para que a descentralização seja de uma uma realidade e para que a Lei das Finanças Locais seja aplicada.

07/12/17

Vila Natal Já Chegou a Cascais

A Vila Natal já chegou a Cascais.
Desde ontem, dia 6, que a magia do Natal está disponível para todos os que pretendem visitar a Vila Natal situada no Parque Marechal Carmona, em Cascais.
Este é um evento que está a criar bastante entusiasmo nos cascalenses, e não só, e que, por isso, a organização conta com uma grande afluência de público nos próximos dias.
Para ter mais informação sobre o evento, pode consultar a nossa publicação do dia 24 de Novembro aqui e enviar as suas fotos de natal para o nosso email cascaisemreflexao@gmail.com para as partilharmos na nossa página de facebook.

06/12/17

Troféu Português do Voluntariado Veio Para Cascais

O Centro Comunitário da Paróquia da Parede foi distinguido com o Troféu Português do Voluntariado atribuído pela Confederação Portuguesa do Voluntariado.
A distinção ocorreu ontem, dia 5, na gala comemorativa do Dia Internacional do Voluntariado.
Instalada na Parede há 30 anos, esta instituição conta com cerca de 100 voluntários que actuam em 4 áreas sociais: Apoio Domiciliário à População Sénior, Centro de Dia, Acção Social e Reinserção.
Esta é, felizmente, uma das várias instituições de solidariedade do nosso concelho, que já contam com mais de 5000 voluntários, a fazer um trabalho de solidariedade de excelência.
O Cascais em Reflexão felicita o CC da Paróquia da Parede pelo justo reconhecimento, e faz votos para que o magnifico trabalho social feito até aqui continue a dar frutos.

05/12/17

Cascais Promove Troca de Livros


Sabia que em Cascais já pode trocar os seus livros velhos por outros usados?
Agora todos os cascalenses têm acesso a novas leituras sem gastar mais dinheiro. Para isso basta irem até a uma Biblioteca Municipal e proceder à troca dos livros. Mas há algumas condicionantes. O número máximo de trocas é de 5 livros por pessoa e não são aceites livros em mau estado. Obras técnicas, principalmente as de baixa procura e/ou desactualizadas, também serão recusadas.

Locais para troca:
Biblioteca Municipal Casa da Horta da Quinta de Santa Clara 
Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana 
Biblioteca Infantil e Juvenil

04/12/17

Orçamento Participativo dos Mais Concorridos da Europa


Termina já na sexta-feira, dia 8, a votação a um dos Orçamentos Participativos mais concorridos da Europa.
Esta é a sétima edição que a Câmara de Cascais realiza. A concurso estão 36 projectos, propostos por cidadãos do concelho, para várias áreas.
A concorrência tem sido muita, e já foi contabilizado um valor e votantes muito considerável e bastante acima dos anos anteriores, o que torna esta acção a mais concorrida do país e uma das mais concorridas da Europa.
Sobre o Orçamento Participativo, a CMC, que nos últimos 6 anos gastou 15,8 milhões de euros na realização destes projectos cívicos, disponibiliza agora, para os projectos vencedores, uma verba global de 1,5 milhões de euros, sendo que cada um deles não poderá ultrapassar os 300 mil euros de orçamento. A realização/implementação dos escolhidos deverá ser efectuada num período de 2 a 3 anos, dependente do grau de complexidade dos mesmos.
A votação através da App CityPoints, disponível para mobile, dá 15 pontos ao utilizador.
A 15 de Dezembro serão anunciados os projectos vencedores.