01/10/25

4.º Encontro Luso-Espanhol

A Casa das Histórias Paula Rego foi palco, nos dias 26 e 27 de setembro, no Auditório Maria de Jesus Barroso, da quarta edição do Encontro Luso-Espanhol que, este ano, se dedicou ao tema “Desafios do Século XXI”. Promovida pela Fundação D. Luís I e pela Fundación Duques de Soria, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, a iniciativa reuniu algumas das vozes mais influentes da ciência, cultura, política e inovação da Península Ibérica, num fórum de cooperação e pensamento estratégico sobre os grandes desafios contemporâneos.

O primeiro dia, 26 de setembro, arrancou com a sessão inaugural com as intervenções de Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I, António M. Feijó, presidente da comissão organizadora do Encontro, e Carlos Zurita, duque de Soria e presidente honorário da Fundación Duques de Soria. Seguiu-se o primeiro painel, dedicado ao tema Governança e Política, com o contributo de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e Jorge Dezcallar de Mazarredo, diplomata espanhol. 

O encontro prosseguiu no dia 27 de setembro, com um conjunto de painéis dedicados a áreas já abordadas no último Encontro que, por manterem a sua relevância e atualidade, agora serão mais aprofundadas. Desde temáticas como a Globalização, Deslocalização e Território; Alterações Climáticas, Cidades Inteligentes e Cibersegurança, Inovação Tecnológica, Ciência e Inteligência Artificial e Língua e Cultura, o dia contou com académicos, investigadores e especialistas de renome como Laia Alegret Badiola, paleontóloga, Julia Seixas, professora universitária, Pedro Matos Soares, climatólogo, Miguel Castro Neto, especialista em cidades inteligentes, Frederico Lourenço, escritor e professor, Andres M. Torrubia, especialista em inteligência artificial, Ana Monteiro, investigadora em alterações climáticas, e Mário Vale, geógrafo, entre outros.

O encerramento foi efetuado por Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e Rafael Benjumea, conde de Peñón de la Vega e presidente da Fundación Duques de Soria.

Criado em 2019, o Encontro bienal tem vindo a afirmar-se como uma plataforma de cooperação e partilha de conhecimento entre Portugal e Espanha, reforçando o compromisso com o diálogo ibérico e com o papel estratégico da Península no contexto europeu e global. A terceira edição realizou-se também em Cascais, em 2023, no mesmo local, consolidando a ligação do fórum à Casa das Histórias Paula Rego.