A autarquia de Cascais quer proibir em todos os eventos no concelho o uso de plástico descartável. Por ano são realizados mais de 200 eventos culturais, musicais, tecnológicos e desportivos em Cascais. Por isso, o objetivo da autarquia é eliminar em todos eles o uso de plástico descartável. Para concretizar esta medida, a Câmara Municipal está a preparar um regulamento municipal pioneiro que determina regras para todos os promotores que organizam eventos no concelho, incluindo a proibição de plástico. O regulamento deverá ser implementado já na primavera de 2019.
Contudo, já foi apontado pelos promotores o principal problema: a eliminação de garrafas de água. Para a autarquia, o uso excessivo de plástico é um problema urgente sendo, por isso, necessário trabalhar com todos os promotores, empresas e fornecedores para que se arranje uma solução.
Apesar de apontar a zona de alimentação como a mais difícil de eliminar completamente o plástico, o diretor do torneio Estoril Open, João Zilhão, assume o compromisso que irão “fazer esforços e caminhar de mão dada com a câmara para eliminar o plástico descartável completamente”. O mesmo defende Karla Campos, diretora do EDP Cool Jazz, que aplaude a iniciativa e que reconhece que “é tudo uma questão de rotina, tal como acontece com os sacos de plásticos nos supermercados”.
A redução do uso de plástico descartável em eventos no concelho não é novidade. A edição deste ano das Festas do Mar teve copos biodegradáveis e desde 2017 que EDP Cool Jazz introduziu copos reutilizáveis, tendo eliminado este ano o uso de palhinhas.