04/09/25

Cascais aposta em água reciclada para reforçar sustentabilidade e combater escassez hídrica

 

Para combater a crescente escassez de água e as mudanças climáticas, Cascais passará a utilizar água reciclada para variados usos. Este recurso será aplicado de forma sustentável, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e garantindo a manutenção de espaços públicos e serviços essenciais no concelho de Cascais.

Esta iniciativa decorre de um protocolo firmado entre a Águas do Tejo Atlântico e a Câmara Municipal de Cascais, denominado água+.

Produzida na Fábrica de Água da Guia, a água+ é destinada a usos não potáveis, como a rega de jardins, campos de golfe e a limpeza de vias públicas. No caso de Cascais, o acordo prevê que a água seja utilizada especificamente na lavagem das ruas, através de camiões-cisterna.

O protocolo estabelece um fornecimento diário de 41,5 metros cúbicos de água+. Para a Águas do Tejo Atlântico, esta medida permite “reduzir a pressão sobre o consumo de água potável”.

Cascais promove assim uma gestão mais sustentável dos recursos hídricos, alinhando-se com estratégias de adaptação às alterações climáticas e à escassez de água.