04/09/25

Cascais aposta em água reciclada para reforçar sustentabilidade e combater escassez hídrica

 

Para combater a crescente escassez de água e as mudanças climáticas, Cascais passará a utilizar água reciclada para variados usos. Este recurso será aplicado de forma sustentável, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e garantindo a manutenção de espaços públicos e serviços essenciais no concelho de Cascais.

Esta iniciativa decorre de um protocolo firmado entre a Águas do Tejo Atlântico e a Câmara Municipal de Cascais, denominado água+.

Produzida na Fábrica de Água da Guia, a água+ é destinada a usos não potáveis, como a rega de jardins, campos de golfe e a limpeza de vias públicas. No caso de Cascais, o acordo prevê que a água seja utilizada especificamente na lavagem das ruas, através de camiões-cisterna.

O protocolo estabelece um fornecimento diário de 41,5 metros cúbicos de água+. Para a Águas do Tejo Atlântico, esta medida permite “reduzir a pressão sobre o consumo de água potável”.

Cascais promove assim uma gestão mais sustentável dos recursos hídricos, alinhando-se com estratégias de adaptação às alterações climáticas e à escassez de água.



03/09/25

Velocidade e adrenalina tomaram conta do Estoril com a Porsche Carrera Cup Brasil

O Autódromo do Estoril viveu este domingo um espetáculo inesquecível com a realização dos 300 km da Porsche Carrera Cup Brasil, numa etapa que reuniu grandes nomes do automobilismo e atraiu milhares de fãs. 

Com mais de 20 mil espectadores ao longo do fim de semana e bilhetes esgotados para bancada B e paddock, a corrida confirmou o sucesso da aposta em trazer a competição para Portugal. 

A vitória ficou com a dupla Marçal Müller e Felipe Fraga, que se destacou pela consistência e ritmo forte, garantindo o primeiro lugar da prova. O pódio ficou completo com Miguel Paludo e Allan Hellmeister em segundo, e Lucas Salles e Rafael Suzuki em terceiro. 

O evento, que assinala a internacionalização da Porsche Carrera Cup Brasil no ano em que se prepara para celebrar 20 anos, reforçou o estatuto de Cascais como destino de eleição para o desporto automóvel e para eventos internacionais de prestígio. 

Ao receber competições desta dimensão, Cascais afirma-se como palco de excelência para grandes momentos desportivos, projetando o concelho a nível global, proporcionando experiências únicas a residentes, visitantes e entusiastas do automobilismo.

02/09/25

Procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes

 

Por terra e por mar, a Procissão em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, é um dos pontos altos das Festas do Mar. Ou não fosse Cascais terra de reis e pescadores.

Este ano, a festa religiosa decorre dia 7 de setembro, pelas 15h00, altura em que pescadores, varinas, familiares e amigos agradecem a Nossa Senhora dos Navegantes as graças concedidas e pedem ajuda divina por aqueles que na faina buscam o sustento de cada dia.

As sereias das embarcações engalanadas a preceito, cada uma com seu andor, anunciam a presença em força, por mais um ano, numa procissão que atrai centenas de crentes.

A procissão conta, como sempre, com o apoio das associações de pescadores de Cascais que, neste dia, disponibilizam as suas embarcações para navegar entre a Baía e a Guia, levando a bordo todos quantos manifestem o desejo de participar na procissão.

01/09/25

Entrada da vila de Cascais ganha nova vida com substituição do CascaisVilla pelo Atóll

O CascaisVilla vai dar lugar a um novo projeto urbano de uso misto, que combina áreas residenciais, comércio e zonas de convívio. 

Num investimento avaliado em 100 milhões de euros, pretende-se modernizar a entrada da vila tornando-a mais funcional e convidativa.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, o futuro espaço dará um ar “mais humanizado à entrada da vila”, através da criação de “avenidas largas, esplanadas e espaço de convívio” que privilegiam a vivência urbana. 

O vice-presidente da autarquia, Nuno Piteira Lopes, destacou ainda a vertente ambiental do processo, sublinhando que a demolição do CascaisVilla será feita de forma “sustentável”, com o reaproveitamento de materiais para a construção do novo edifício. 

Visionado pelo arquiteto Norman Foster, o projeto denominado Atóll, pretende reforçar a ligação entre comércio local, moradores e visitantes, prevendo a combinação de elementos naturais, como jardins botânicos e terraços, com a modernidade.

Com as obras já em curso, espera-se o seu término num prazo de três anos.