08/07/25

Rastreio do Cancro da Mama regressa ao concelho com unidades móveis até outubro

Como noutros anos, a campanha do Rastreio do Cancro da Mama volta a entrar em vigor, tendo arrancado no dia 17 de junho, e decorrendo até ao dia 21 de outubro. É uma iniciativa que decorre com a Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Sul (LPCC-NRS), em parceria com o Serviço Nacional de Saúde (SNS). As mulheres com idades compreendidas entre os 45 aos 74 anos, vão poder contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

A LPCC-NRS garante todos os procedimentos de segurança e higienização diariamente para manter o bom funcionamento das unidades móveis durante o rastreio. Para além da idade elegível, devem preencher outros requisitos, como, não apresentarem sintomas ou qualquer alteração na mama; não terem próteses mamárias, não terem realizado mastectomia; e nunca terem tido cancro da mama.

Este rastreio é essencial para a prevenção do cancro da mama, devendo ser realizado de 2 em 2 anos.

O rastreio na Unidade Móvel estará disponível em diferentes locais do concelho, ao longo dos próximos meses. Inicialmente, entre 17 de junho e 14 de julho, a Unidade estará em São Domingos de Rana, junto ao Centro de Saúde. Em seguida, de 16 de julho a 4 de agosto, a ação prossegue em Carcavelos, no mesmo tipo de localização. Posteriormente, entre 6 e 29 de agosto, será a vez de Alcabideche, onde a Unidade ficará instalada junto aos Bombeiros Voluntários. Finalmente, de 10 de setembro a 21 de outubro, o rastreio decorrerá em Cascais, junto ao Mercado, na Rua Padre Moisés Silva.

De acordo com um inquérito lançado pela LPCC-NRS em 2023, 98,8% das utentes do Rastreio do Cancro da Mama sentiram-se satisfeitas ou muito satisfeitas com o serviço prestado.