Há um novo espaço em Cascais que reúne diversos serviços de respostas sociais de entidades entre o setor público, privado, a academia e a sociedade civil. A Estação de Inovação Social visa responder de forma inovadora aos desafios sociais do concelho, reforçando o compromisso da Câmara Municipal de Cascais com a equidade, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de todos os munícipes.
A Estação de Inovação Social, localizada junto à estação de comboios da Parede, foi inaugurada nesta sexta-feira, 27 de junho, e contou com a presença de Clara Marques Mendes, Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, de Carlos Carreiras e Nuno Piteira Lopes, presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, dos vereadores Carla Nunes Semedo, Frederico Nunes e Diana Vale e das várias entidades parceiras.
"A importância da inauguração deste espaço é mostrar o conjunto de respostas, todas elas diferenciadas, mas todas elas são dirigidas à pessoa, e dão respostas variadas, centradas sempre na pessoa. É extraordinário ver como é possível, fazendo uma articulação entre a saúde, o social, envolvendo as questões da saúde mental, as pessoas mais vulneráveis, recorrendo ao mesmo espaço, e terem todos os apoios que é necessário. Isto mostra, claramente, a sensibilidade social do município," disse a Secretária de Estado.
“Mais um passo, um passo determinante de tudo aquilo que temos vindo a desenvolver, neste caso, no âmbito do SL3S - Serviço Local de Saúde e Solidariedade Social. Considerámos que as duas não podem estar desassociadas e, portanto, todo o investimento que tem vindo a ser feito, quer na área social, quer na própria saúde, de facto, encontra aqui a transformação de um centro comercial, para ser agora um shopping social,” explicou o presidente.
Integrada na Política Pública de Saúde e Solidariedade Social, esta estação está focada na mobilização de recursos, reforço de pilares de impacto e concertação de esforços para gerar valor para as comunidades, conciliando num só espaço diferentes ofertas de serviços e de oportunidades. Além das entidades presentes diariamente, o local poderá ainda acolher iniciativas pontuais, sendo um ecossistema único em Cascais tanto para as organizações, como para os munícipes.
Garantir que todas as pessoas têm acesso a serviços essenciais de qualidade, mas também a melhoria da eficiência e da concertação dos serviços públicos e privados, é o grande foco desta Estação de Inovação Social, potenciando e reforçando a qualidade do trabalho em rede e outras formas de parceria e cooperação entre entidades, como já é habitual em Cascais.
Atualmente, a Estação de Inovação Social disponibiliza uma variedade de serviços, nomeadamente: o Centro de Atendimento Integrado Vida Cascais, a Cidade das Profissões de Cascais, a CERCICA – Centro de Reabilitação, a ABLA – Incubadora de Capacitação, o CVP – Cluster da Longevidade, o Gabinete Reshape, os Serviços de Apoio à Vítima de Cascais da APAV, a AJAUA – Associação Jovens e Adultos Unidos pela Arte, o Espaço V – Serviço de Atendimento e Acompanhamento a Vítimas de Violência Doméstica de Cascais, a Academia da Saúde, o Gabinete de Ação Social da União de Freguesias de Carcavelos e Parede, os Julgados de Paz e a Provedoria Municipal do Idoso e da Criança.
Em breve, a Estação irá ainda disponibilizar os seguintes serviços: a CPCJ de Cascais, o Espaço AIMA Cascais, o Hub de Inovação Social, o Laboratório Vida Cascais, a Loja Cascais, o Espaço S, o Gabinete Pró-inclusão e um Café.