O município de Cascais recebeu 20 toneladas de material hospitalar para combate à COVID-19, que está a distribuir por instituições do concelho, além de ajudar outros municípios da Área Metropolitana de Lisboa, anunciou hoje o presidente da autarquia.
De acordo com Carlos Carreiras, também a Área Metropolitana de Lisboa (AML), em coordenação com os presidentes de câmara dos 18 municípios, fez na quinta-feira uma encomenda de material, que espera receber entre 05 e 08 de Abril.
"Para ter uma ordem de ideias, em termos de encomendas, estamos a falar de cerca de três milhões de euros para Cascais e, no âmbito da AML, de 6,5 milhões de euros", disse.
As 20 toneladas de material que chegaram a Cascais estão já a ser distribuídas por forças de segurança, forças da Protecção Civil e instituições de solidariedade social, afirmou o autarca, destacando que foram recebidas máscaras, luvas, fatos, óculos, álcool e álcool gel.
Considerou ainda que o hospital de Cascais "não é uma preocupação", porque "também a tempo se juntou" à encomenda de Cascais e recebeu material próprio.
Em relação aos restantes municípios da AML, "dado que nós já tínhamos recebido esta nossa primeira encomenda e sabendo da urgência e das necessidades que todos eles têm, poderíamos começar desde já a dar algum apoio com o equipamento que já temos aqui em Cascais e, neste caso, já houve manifestação de interesse por parte dos municípios", afirmou destacando que hoje mesmo já foi entregue material ao município do Seixal.
Numa nota, a autarquia destacou que o avião, proveniente da cidade chinesa de Xiamen, com escala em Moscovo, aterrou ao princípio da tarde de quarta-feira em Lisboa.
Entre o material que desembarcou, estão um milhão de máscaras de protecção, 10 mil caixas de luvas, 50 termómetros, dois mil óculos de protecção e dois mil fatos de protecção, álcool, gel, completando um total de 1.500 caixotes de material.