De quatro em quatro anos, aquando as eleições legislativas, um pouco por todo o país, há algum ruído à volta da composição das listas dos principais Partidos da nossa praça. No entanto este ano, por culpa de alguma crispação vivida no PSD, este tema ganhou um destaque sem precedentes.
Por essa razão, o Cascais em Reflexão apresenta-lhe os nomes que os dois Partidos escolheram para representar Cascais na "casa da democracia nacional", a Assembleia da República.
Partido Social Democrata
Filipa Roseta - Eleita em 2017 como vereadora da Câmara Municipal de Cascais, onde é responsável pela pasta do urbanismo. É a cabeça de lista pelo Distrito de Lisboa, ocupando por isso, o número 1 da lista escolhida por Rui Rio. Depois das férias, deverá abandonar o cargo na Vereação para se dedicar em exclusivo à sua campanha.
Luís Marques Guedes - Cascalense e antigo Ministro dos Governos Sociais Democratas. É um nome sempre falado para a composição de listas para a Assembleia da República. Ocupa o número 5, um lugar surpreendente numa altura em que muito se fala de renovação no Partido.
Ricardo Batista Leite - Antigo Vereador da Câmara Municipal de Cascais e actual Deputado na Assembleia da República. Volta a repetir a presença na lista, ocupando o 8 lugar.
Joana Barata Lopes - A antiga líder da JSD da Distrital de Lisboa ocupa o 13º lugar da lista. No caso de um mau resultado para o PSD, como as sondagens indicam, poderá ficar de fora dos eleitos. Tem o futuro muito indefinido.
Eva Pinho - A líder da concelhia da JSD ocupa o 21º lugar da lista. Está, por isso, fora dos lugares efectivos.
Partido Socialista
Miguel Matos - Apenas com 25 anos de idade, Miguel foi líder da JS de Cascais, é deputado municipal e é adjunto do Primeiro Ministro. Não tem um passado de trabalho suficiente para apresentar um bom currículo profissional, mas é uma das apostas pessoais de António Costa. O 20º lugar na lista, de acordo com as sondagens, dá-lhe alguma hipótese de entrar no hemiciclo de forma directa ou através de substituição de alguns elementos que passarão para cargos governativos.
Luís Reis - O Vereador da Câmara Municipal e líder do PS local ocupa a 30ª posição da lista. Um lugar muito abaixo do esperado e que lhe dá poucas hipóteses de chegar a deputado.
Fernanda Gonçalves - A Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana ocupa a 42ª posição da lista do Partido Socialista no circulo de Lisboa. Um lugar que a afasta por completo do sonho de vir a ser deputada. O mais próximo que estará da "cadeira de sonho" é um lugar nas galerias do Parlamento. A Fernanda, contrariamente ao que deseja, não fará a A5 e terá de preocupar-se com a sua reeleição em 2021, para que, daqui a 4 anos, tenha algumas condições para voltar a sonhar com um lugar em Lisboa.
Alexandra Domingos - Com um percurso politico ainda muito curto, a líder da JS de concelhia entrou no mainstream por culpa de um infeliz texto sobre os incêndios. O 47º lugar não lhe dá expectativas de ser eleita. No entanto, ao contrário da candidata Fernanda Gonçalves, por ser ainda jovem, ganha um bom posicionamento para voos futuros.