A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) e a Escola de Turismo de Portugal vão fazer parte do TIA – Tourism International Academy, campus que, além de acolher a primeira Escola Internacional de Turismo do mundo, no âmbito da Academia da Organização Mundial de Turismo (OMT) vai receber também um Centro de Inovação do Turismo.
As bases da futura Academia Internacional de Turismo, em Cascais, foram lançadas nesta terça-feira, 16 de Julho. O lançamento do projecto da primeira Academia Internacional da Organização Mundial de Turismo decorreu na ESHTE e contou com a presença do ministro-Adjunto e da Economia, Pedro Siza-Vieira, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras e de várias entidades públicas e privadas que vão integrar a rede de parceiros da Academia Internacional de Turismo.
Este é o primeiro de vários projectos que marcam a requalificação do Campus da Escola do Turismo de Portugal do Estoril, transformando-o no Tourism International Academy (TIA). Além do Centro de Formação da OMT e das duas escolas em funcionamento (Escola do Turismo de Portugal e Escola Superior de Hotelaria e Turismo), o TIA irá integrar um Polo do Centro de Inovação do Turismo, espaços para incubação de empresas do sector, o Instituto de Formação Turística de Macau (IFT) e um hotel de aplicação e uma residência com capacidade para receber 150 estudantes. Os projetos para todas estas intervenções foram também apresentados esta tarde assim como os programas de formação que as Escolas do Turismo de Portugal desenharam em conjunto com a OMT. A requalificação do Campus do Estoril conta também com o envolvimento de várias entidades públicas e privadas, que já assinaram um compromisso entre partes para o avançar da obra que tem um orçamento de cerca de 25 milhões de euros.