02/02/19

Manifestação Contra Centro Judaico Foi Um Fiasco


Há uma frase, de alguém conhecido, que diz que “para o mal ganhar basta que os homens bons nada façam”. Isto é quase sempre verdade, mas hoje não foi.
Um grupo politicamente motivado tem feito tudo o que pode e não pode para travar o projecto do Centro Judaico na Costa da Guia. Já usaram de todos os argumentos, alguns dos quais envergonham a maneira de ser e de estar de Cascais - uma terra conhecida pela forma como, historicamente, acolhe todos os povos do mundo.
Esse grupo politicamente mobilizado, marcou, para hoje, mais uma manifestação contra a construção do centro judaico. Valeu tudo: o alarmismo do “massacre ambiental” (que não existe nem existirá), a falsa questão de um espaço verde para os moradores (que continuará a existir, só que mais qualificado) e o fantasma da "betonização" (que não vai acontecer porque o projecto tem uma volumetria e altura que é menos de um terço da envolvente, para além de, ao contrário daquelas habitações, ter assinatura de arquitetura de excelência) e o mito da sinagoga (não é uma sinagoga, mas, mesmo que fosse, qual era o problema?).
Em cima disto, mensagens subliminares de racismo e xenofobia contra uma minoria religiosa.
Essa intolerância xenófoba de uma pequeníssima franja de "moradores" da Costa da Guia, esse ataque à liberdade religiosa, teve hoje uma resposta. Menos de 5 dezenas de pessoas e alguns cães.
Na derrota da intolerância e do ódio, venceu o espírito de Cascais que vive e viverá sempre na nossa comunidade.