28/02/19

Carreiras Faz Balanço Dos 8 Anos De Presidência E Projecta O Futuro Para Cascais


No seu habitual artigo de opinião no Jornal I, Carlos Carreiras, Presidente da CM de Cascais, faz um balanço dos seus 8 anos de Presidência e projecta o que tem preparado para o futuro do nosso concelho.
Neste artigo, Carreiras diz que o conhecimento que transportou da sua experiência no sector privado para o público, foi importantíssimo para, durante estes 8 anos, "continuar a fazer de Cascais um dos melhores lugares para viver". Segundo o edil cascalense, "quando se pensa no que de bom a vida tem – seja a natureza, o pluralismo, a segurança, a cultura ou a identidade –, Cascais está no top of mind. Por direito próprio".
Para o futuro, Carlos Carreiras aposta em 5 grandes áreas: saúde, educação, segurança pública, mobilidade e habitação pública.

Em baixo deixamos-lhes as notas que o Presidente Carreiras deixou para cada uma delas, mas pode ler aqui o artigo completo.

"Na saúde estamos a construir duas novas unidades de saúde familiar e a ampliar uma terceira. Para que todos os cascalenses possam ter médico de família. Para que o SNS tenha um reforço de respostas conveniente para quem mais precisa."

"Na educação, depois de um investimento de dezenas de milhões de euros nas escolas da rede municipal, temos finalmente luz verde do primeiro-ministro para fazer as obras nas escolas que o Estado central durante anos deixou degradar. Para que a escola pública compita de igual para igual com os privados. Para que as famílias tenham mais e melhor escolha."

"Na segurança pública, já não falta muito para que terminem as obras da Esquadra da Divisão da PSP de Cascais. Trinta anos depois do início da construção, a polícia vai finalmente mudar-se para uma casa que dignifica a instituição e o Estado, ao mesmo tempo que sai reforçada a sua capacidade de garantir a segurança dos cidadãos."

"Na mobilidade fomos os primeiros a defender o passe metropolitano e não nos cansamos de pedir uma solução para a Linha de Cascais e outra para a A5. Estamos na linha da frente no desen-volvimento da mobilidade como um serviço. Criámos centenas de lugares de estacionamento, oferecemos novas rotas de autocarro e demos prioridade ao transporte suave (a bicicleta), ao mesmo tempo que se esmagaram os preços e se ligou o transporte público à tecnologia (telemóveis ou computadores). Continuamos a inovar na mobilidade e, já no início de março, teremos o resultado do concurso público internacional para a nova concessão de transporte público rodoviário no concelho."

"O quinto e último pilar estratégico, onde concentraremos muitos recursos e energia política nos próximos tempos, é a habitação pública. Ou, como dizemos em Cascais, promovendo a a mudança de paradigma para cumprirmos a função social da habitação.
O municipalismo não pode continuar a fechar os olhos perante aquele que é, hoje, o mais grave problema de desigualdade na sociedade portuguesa.
Mais do que um emprego, talvez seja a habitação a maior condicionante na vida dos portugueses."