07/02/19

Acidente Na Linha de Cascais: Até Quando o Governo Vai Continuar a Brincar Com Isto?


O tempo passa e o Governo nada faz para melhorar o estado da Linha de Cascais.
Hoje, por culpa da queda de um cabo de alta tensão, a linha férrea que une o nosso concelho a Lisboa esteve de acesso condicionado durante várias horas. Este incidente que, felizmente, não provocou vítimas, é mais um dos muitos sinais de alarme que o governo de António Costa faz questão de ignorar.
Já perdemos a conta à quantidade de vezes que nos referimos a este assunto, mas não nos vamos calar. Não compreendemos porque razão o Governo não considera a Linha de Cascais como uma prioridade, e só tenha previsto algumas obras de melhoria em 2030 (ler aqui).
O estado da Linha de Cascais é tão preocupante que a Câmara Municipal de Cascais já se disponibilizou para tomar conta da concessão e assumir as obras fundamentais para a segurança dos mais de 90 mil utentes que diariamente nela circulam. No entanto, por uma questão meramente política, o governo socialista não aceitou, preferindo deixar os cidadãos de Cascais ao sabor da sorte.
Esperamos, muito sinceramente, que o incidente de hoje seja um alerta suficientemente forte para convencer o ministro Pedro Marques para a olhar para esta ferrovia com a preocupação devida. Caso não assim não aconteça, perguntamos: o que de mal tem de acontecer para que o Governo respeite Cascais e os cascalenses.