22/01/19
Governo Só Prevê Modernizar A Linha de Cascais Daqui A 11 Anos
Mais uma vez, o Governo de António Costa não coloca Cascais nas suas prioridades de investimento. Segundo o Plano de Investimento, recentemente apresentado, apenas em 2030 é que Cascais vai ser contemplada com obras de melhoramento na sua ferrovia.
Não há palavras para classificar esta enorme falta de respeito por Cascais e pelos cascalenses. O Governo de Portugal, apoiado pela famosa “geringonça”, não prevê investimentos de fundo na Linha de Cascais para os próximos 11 anos. Ou seja, só para 2030 – sim, leu bem – é que Cascais terá direito a melhorias na ferrovia que transporta todos os dias melhores de cascalenses até Lisboa.
Esta situação, tal como seria de esperar, não é do agrado do edil cascalense, Carlos Carreiras, que, para além de já ter transmitido a sua insatisfação publicamente, procura arranjar alternativas para servir melhor o concelho. Em cima da mesa estão duas possibilidades: a autarquia assume a gestão da “linha”, comprometendo-se a modernizá-la e otimizá-la de acordo com o interesse dos munícipes; ou a criação de um novo transporte colectivo a circular pela A5 num corredor criado para o efeito.
Ao que se sabe, apesar da boa vontade da autarquia, esta contará sempre com a oposição do poder central. Resta saber quais são as razões.