29/10/18

Cascais Não Desiste Da Linha De Cascais E Procura Alternativas

A autarquia de Cascais irá avançar com corredor bus Cascais-Lisboa para que a mobilidade na linha de Cascais possa ser melhorada. Face aos problemas verificados na linha ferroviária, cuja gestão cabe ao Governo, a Câmara de Cascais decidiu procurar outras soluções pendulares entre Cascais e Lisboa. Embora ainda em discussão, a solução deverá passar por alargar a autoestrada A5 com uma nova faixa em cada sentido e, nos percursos em que seja impossível o seu alargamento, será construída uma estrada com duas vias paralela à A5.
O corredor dedicado aos transportes públicos reuniu o consenso das autarquias de Cascais, Lisboa e Oeiras e do Governo. No entanto é o município de Cascais, onde nasceu esta ideia, que possui a maior responsabilidade na gestão deste grande empreendimento.
Falta ainda decidir em concreto os troços do trajeto do corredor bus que serão desviados da A5. A transição da autoestrada para a CRIL deverá ser um desses troços. Ao entrar em Lisboa, no eixo da CRIL, os autocarros irão circular pela Segunda Circular, terminando o percurso no Parque das Nações (Gare do Oriente).
A criação de um transporte público na A5, inexistente até hoje, é a aposta necessária para melhorar a mobilidade na linha de Cascais, disponibilizando uma alternativa aos utentes da linha ferroviária.