07/09/18

Linha De Cascais Ficou De fora Dos Investimentos Previstos Para A CP


Ontem, na Assembleia da República, o Ministro socialista, Pedro Marques, apresentou algumas medidas de investimento na ferrovia nacional. Dos quase 170 milhões de euros anunciados, a Linha de Cascais não receberá um único cêntimo.
"O Conselho de Ministros aprovou hoje o plano de aquisição de material circulante para a CP-Comboios de Portugal e autoriza a empresa a proceder à respectiva repartição de encargos ao longo de oito anos" - foi com esta afirmação que o Ministro Pedro Marques abriu a sua intervenção, dando a todos a esperança numa Linha de Cascais renovada e com condições de usabilidade. No entanto rapidamente essa ideia esfriou-se e a realidade foi mostrada de uma forma cruel: a Linha de Cascais continuará a ser o "parente pobre" da ferrovia nacional.
Os 170 milhões de euros anunciados destinam-se à compra de 22 comboios de longo e médio curso que só chegarão a Portugal em 2023(!), o que significa que as linhas urbanas, onde se inclui a Linha Cascais, continuarão exactamente igual ao que estão.
Chega a ser incrível e desesperante ver a forma como o Ministro e os seu governo olham para os milhares de cascalenses que todos os dias utilizam a Linha de Cascais. Até quando vamos a continuar a ser discriminados?