Mesmo ainda sem inauguração, marcada para amanhã, o novo campus da Nova SBE já está a funcionar em pleno desde o início de setembro, recebendo todos os dias mais de três mil alunos. A universidade junto à Praia de Carcavelos terá um grande impacto económico para Cascais através de mais consumo e investimento, que se traduz num incremento do PIB municipal em cerca de 100 a 150 milhões de euros.
No entanto, para que o ano letivo de 2018/2019 iniciasse sem quaisquer percalços, a Câmara Municipal teve que investir previamente na acessibilidade e mobilidade na zona ao longo dos últimos três anos. Em suma, foram criadas novas rotas e carreiras da MobiCascais para abastecer a universidade, criadas novas ciclovias e reforçado o número de bicicletas. O veículo autónomo também será introduzido assim que a autarquia de Cascais obtenha a devida autorização. Além disso, o próximo passo será lançar um concurso internacional para a mobilidade rodoviária, já que a linha ferroviária é da responsabilidade do Governo.
A vinda do campus para Carcavelos é uma excelente oportunidade para o concelho se afirmar como o "el dorado" do ensino superior em Portugal, uma vez que assim Cascais passa a ter três instituições de ensino superior e cerca de cinco mil alunos. O objetivo do município é chegar, no futuro, aos 20 mil alunos com mais instituições