20/09/18
A Histórica Villa Romana De Freiria Abre Este Sábado Ao Público
Enquadrada por um projecto municipal de recuperação e valorização, que contou com apoio financeiro do programa da União Europeia Projectos de Desenvolvimento Regional, Lisbo@2020, a Villa Romana com o maior celeiro da Península Ibérica constitui o mais recente ex-líbris de património arqueológico concelhio.
Ao longo do último ano, uma equipa multidisciplinar da Câmara Municipal de Cascais efectuou trabalhos de conservação, limpeza e consolidação de ruínas.
Paralelamente foram implementadas condições para vedar o espaço e acolher os visitantes, que poderão fazer o percurso sobre as estruturas arqueológicas.
Por questões de preservação, a visita decorre quase sempre em passadiço, mas há um pequeno troço em que se caminha, propositadamente, na laje.
Em cerca de meia hora, com recurso à sinalização bilingue, fica a saber-se muito mais sobre este património.
Em datas a anunciar na Agenda Cascais, haverá ainda momentos de animação histórica e cultural, com representações de teatro clássico, bem como visitas guiadas sob marcação.
Para melhor consolidar o conhecimento junto da população, o município está também a desenvolver materiais de divulgação (como um jogo romano) e materiais pedagógicos, como um caderno de actividades que evocam a vida na Era Romana.
Aproveitando a centralidade do tema vai ainda ser editada monografia “Estudo arqueológico da Villa Romana de Freiria” da autoria de Guilherme Cardoso e está a preparar-se o congresso internacional “Turismo e Património Cultural: As villae romanas – desafios para a investigação e inovação”, marcado de 06 a 08 de Dezembro de 2018, na Casa das Histórias Paula Rego.