Foi na passada semana que foi assinado o contrato interadministrativo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) com a Câmara Municipal de Cascais. Desta forma, ficou decidido que a gestão dos dois quilómetros de linha costeira, que compreendem o espaço entre as praias da Parede e S. Pedro do Estoril e um quarto de milha marítima em direcção ao mar, designada como Área Marinha Protegida, ficará sob a alçada municipal.
A proposta para este acordo foi avançada pela própria autarquia, que o Ministro do Ambiente, João Pedro Fernandes, recebeu muito bem, tendo, inclusive, afirmado durante a assinatura do contrato que “Há claramente uma nova geração de autarcas que percebe que o melhor que pode fazer pela sua terra é valorizar o seu capital natural", e sublinhou ainda a convicção que "Cascais vai certamente estar à altura”.
A partir de hoje, a autarquia terá a trabalhar na protecção desta área uma equipa de biólogas marinhas, que farão a monitorização mensal à biodiversidade que ocorre nas poças de maré.