14/05/18

Câmara de Cascais Quer Tornar As Casa Devolutas Em Habitação Com Rendas Acessíveis

Tornar as casas devolutas e abandonadas como um local digno para viver e com rendas acessíveis. Esta é a vontade da Autarquia de Cascais e do seu Presidente, Carlos Carreiras.
Imóveis devolutos ou em avançado estado de degradação. Estes são os alvos da Câmara de Cascais, que pretende avançar com um programa de requisição pública de casas para colocar no mercado com rendas acessíveis, servindo de teste à medida proposta no âmbito da lei de bases da Habitação desenhada por Helena Roseta. A autarquia já fez um primeiro levantamento dos imóveis, alguns deles localizados em zonas centrais e icónicas da vila, e diz estar disponível para compensar os proprietários.
Depois de conseguir "apropriar-se" destes espaços, através da devida compensação aos proprietários, a autarquia realizará um conjunto de obras de recuperação, disponibilizando-os, de seguida, para arrendamento a preço justo, dando maior enfoque aos jovens e aos idosos.
Este projecto, que terá a colaboração de várias universidades, tem como objectivo combater o abandono dos cascalenses das zonas nobres do concelho e a degradação urbana, já foi apresentado à deputada eleita pelo PS, Helena Roseta, responsável pela proposta de lei de bases de Habitação que será, em breve, debatida na Assembleia da República.