28/04/18

Cascais Opta, Novamente, Por Não Concorrer À Bandeira Azul


Este cenário não é novo. Já nos últimos 4 anos a Autarquia de Cascais, por considerar que as regras da Associação Bandeira Azul são desajustadas à realidade, tem optado por não candidatar as suas praias à atribuição desta bandeira, poupando assim milhares de euros. Sintra e Marinha Grande, com várias praias habitualmente distinguidas, tomaram decisão idêntica.
Para a Câmara de Cascais, a Associação Bandeira Azul (ABA) não tem conseguido modernizar-se e, com isso, actualizar meios de análise e os seu critérios de atribuição de bandeira. Assim, apesar de ter várias praias no concelho com condições para receber esta distinção, optou por, mais uma vez, não candidatar qualquer praia a este critério da ABA, evitando, desta forma, gastar cerca de 30 mil euros do erário público junto de associação privada e que não apresenta condições que justifiquem esse investimento.
Relembramos que a ABA não é a única associação que distingue as praias de boa qualidade. Nos últimos anos, a Quercus, maior Associação Ambientalista do nosso país, atribuiu a sua bandeira, que distingue aquelas que considera ser praias de excelência, as chamadas Praias de Ouro, à maioria das praias de Cascais.
Estamos certos que as nossas praias, para além de bonitas, são de excelente qualidade, e que esse reconhecimento é feito por todos, o que justifica o crescimento turístico ano-após-ano. Cascais é e continuará a ser o The Charm Of Atlantic Coast, com ou sem a bandeira azul.