11/03/19

Mobilidade - Modelo de Cascais é Replicado Para Toda Área Metropolitana


É impossível falar de mobilidade em Portugal sem se referir a Cascais como um modelo a seguir.
Desde que a autarquia se assumiu como Autoridade para os Transportes que a mobilidade no concelho mudou para melhor. O país "assistiu" e gostou do que "viu".
Não espanta, por isso, que a Área Metropolitana de Lisboa (AML), autoridade que está a criar os novos passes "Navegante", tenha olhado para Cascais como um modelo a seguir e a replicar.
Quando Carlos Carreiras lançou o seu operador de transportes, o MobiCascais, Cascais começou a desbravar caminho naquele que era, até então, um caminho que poucos se queriam aventurar. Poucos eram aqueles que acreditavam que esta politica revolucionária de mobilidade, aberta a todos, pudesse sortir efeito e que mudasse a vida de muitos cascalenses. Mas mudou.
Hoje, em Cascais, é possível movimentar-se por todo o concelho em vários tipos de transporte num só passe e a um preço justo, onde as crianças não pagam e onde os idosos têm descontos.
No fundo, o que a AML fez, e bem, foi olhar para o que aqui foi feito e replicar, tal e qual, o modelo que já está aplicado em Cascais há três anos.