17/12/18

Orçamento Participativo De Cascais Ultrapassa 5 Milhões De Euros

Na oitava edição consecutiva do Orçamento Participativo de Cascais (OP), a Câmara Municipal atribuiu aos cidadãos a decisão de executar 5,8 milhões de euros – a segunda verba mais alta de sempre –, elevando para cerca de 28 milhões o total de verbas concedidas desde 2011.

Foi no Mercado da Vila que se conheceram os 24 projetos vencedores. Sobem agora para 139 os projectos de cidadãos para cidadãos e, dada a taxa de execução de 95%, a sua grande maioria está já ao serviço um pouco por todo o concelho. Líder de votação desde 2015, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcabideche voltou a ser responsável pelo projecto mais votado, com 7900 votos, desta vez para a requalificação do quartel, no valor de 30.000 euros.

De referir, ainda, que a Câmara Municipal de Cascais (CMC) introduziu este ano, pela primeira vez, a classificação de projectos vencedores por tipologia: A para projectos que beneficiam as instituições e só através delas os cidadãos; B para projectos que beneficiam directamente a comunidade ou os cidadãos. Esta segmentação permitiu dividir as verbas de forma mais equitativa. No total, os projectos de categoria A correspondem, em 2018, a obras no valor global de 4,6 milhões de euros (79% do total de verbas disponibilizadas pela CMC) e os projectos de categoria B a obras no valor de 1,2 milhões de euros (21% do total).