As farmácias em Cascais já disponibilizam testes rápidos de VIH e hepatites virais. Desde quarta-feira passada que já é possível fazer estes testes para detetação do VIH e hepatites virais (B e C) em 22 farmácias do concelho. No ano passado o município aderiu à iniciativa das cidades que pretendem eliminar o VIH, as Fast Track Cities, e é o primeiro a aplicar o despacho de março deste ano que vem autorizar a realização dos testes rápidos de rastreio de infeções nas farmácias comunitárias e nos laboratórios de análises clínicas. O objetivo a curto prazo é alargar este serviço a outras farmácias do concelho e possibilitar a realização em casa.
Caso o resultado seja positivo, os testes rápidos terão sempre que ser confirmados posteriormente. Cabe ao utente ou à farmácia entrar em contacto com a Linha SNS24 que fará o encaminhamento para o hospital.
Com esta medida espera-se aumentar a deteção precoce da infeção por VIH e hepatites virais e quebrar o ciclo de transmissões, de forma a que, até 2030, Portugal seja um país livre da epidemia de VIH/sida.