13/04/18

A Normalidade Estará De Volta À Secundária De Cascais


Fomos, por estes dias, contactados por alguns encarregados de educação de alunos do 12º ano da Escola Secundária de Cascais, que se mostraram muito preocupados pelo facto dos seus educandos, a poucos meses do exame nacional, estarem sem professor de matemática. Fomos tentar saber o que se passou e o que está a ser preparado para resolver este problema.
Depois da baixa por doença da habitual professora de Matemática, duas turmas do 12º ano da Secundária de Cascais ficaram privadas das suas aulas desta disciplina. O caso, que, por si só, já é suficientemente grave, piora com o aproximar da data dos exames nacionais. Como no Cascais em Reflexão consideramos a educação um factor decisivo para a evolução da sociedade, mostrámos, de imediato, aos encarregados de educação que nos contactaram, a nossa solidariedade e assumimos, perante os mesmos, a total disponibilidade para os ajudar a perceber como é que este processo está a ser gerido e que soluções estão previstas para colmatar este atraso na matéria.
Ao que apurámos a responsabilidade da substituição desta professora é do Estado, no entanto a autarquia teve um papel decisivo na resolução do problema, pois, na quarta-feira passada, o vereador responsável pelo pelouro da Educação, Frederico Pinho de Almeida, aproveitou uma reunião, que já tinha agendada com o Secretário de Estado, para  exigir que o governo, para além da imediata substituição da professora de baixa, dispense as verbas necessárias para o pagamento de horas extraordinárias que permitam que os alunos possam ter aulas de recuperação de matéria. Exigências, essas, que foram aceites de imediato.
Neste encontro, para além da resolução do problema da falta de professora, estipulou-se novas regras nas inscrições de alunos nas escolas, evitando assim que os encarregados de educação utilizem moradas falsas para que os seus educandos tenham preferência na escolha de estabelecimento de ensino. Esta medida, que irá acabar com uma grande injustiça, mereceu, de imediato, as felicitações do vereador da Juventude e Desporto, Nuno Piteira Lopes.